segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

VILA DO ANDULO ATRAI TURISTAS

O município do Andulo, localizado a 130 quilómetros da cidade do Cuito, capital da província do Bié, está a receber turistas nacionais e estrangeiros, agora que beneficiou de obras importantes e de equipamentos. 
António Neto, um dos turistas, afirmou que o município apresenta sinais visíveis de desenvolvimento. Destacou as novas escolas primárias, secundárias, do ensino médio, centros de saúde e o centro de produção da Rádio Nacional de Angola Angop, Edições Novembro (Jornal de Angola, Jornal dos Desportos e Semanário de Economia) e da Televisão Pública de Angola. A reparação das ruas da cidade é outro aspecto positivo apontado por António Neto.
Maria Santana, funcionária pública, de visita ao município, sublinhou que a cidade do Andulo é uma localidade com dinamismo cultural e histórico, sobretudo devido aos vários atractivos turísticos. “Visitei a antiga barragem sobre o rio Membia e as águas termais de Chitucuta, na comuna de Chivaulo. Adorei estar nestes locais maravilhosos”, afirmou.
Manuel Carlos, jovem empresário, disse que o nível de desenvolvimento que o Andulo regista nos últimos tempos está à vista de todos.”É louvável a dinâmica que o Executivo está a empreender no país, em especial nesta localidade”, disse Manuel Carlos. Augusto Domingos frisou que o Andulo conhece um ritmo de desenvolvimento exemplar e que as outras localidades do país devem seguir o seu exemplo. Referiu ter visitado vários lugares de interesse turístico, com destaque para a Missão Católica de Chicumbi e a comuna de Calussinga.

História do município

Andulo é um dos nove municípios da província do Bié. Ocupa uma área de 10.700 quilómetros quadrados, e a população é de 312 mil habitantes.
O município está dividido em quatro comunas, Andulo (sede), Calussinga, Kassumbi e Chivaulo.
Andulo faz fronteira a Norte com a província de Malange, a Sul com município do Cunhinga, a Oeste com as províncias de Malange e do Kwanza-Sul e a Este com o município de Nharea.
A localidade possui um aeroporto com uma pista de 3.200 metros de comprimento. O Andulo é rico em recursos minerais e tem solos férteis para a agricultura, que constitui a principal actividade da população que cultiva milho, feijão, mandioca, batata, ginguba, hortícolas e café arábica.

Sem comentários: