terça-feira, 25 de janeiro de 2011

SONANGOL ENTRA NA EXPLORAÇÃO DOS POÇOS "PRE-SAL"

O director de negociações da Sonangol, Carlos Saturnino, considerou Segunda-feira, 24/1, em Luanda, que o anúncio do início das explorações nos poços do Pré-Sal é uma viragem na história da indústria petrolífera angolana.
“É um marco histórico, no sentido de que com o anúncio dos resultados nós estamos a fazer uma viragem da página. Vamos entrar para a exploração no Pré-Sal. É uma exploração diferente, envolvendo investimentos maiores, complexidades tecnológicas também muito maiores”, justificou o responsável.
De acordo com Carlos Saturnino, para a pesquisa e exploração dos 13 blocos vão estar envolvidos recursos, quer financeiros, quer capital humano e tecnológico, de uma dimensão que nós em Angola nunca tivemos. O termo de comparação seria o Pré-Sal no Brasil, que são gigantescos campos petrolíferos da Bacia de Santos, indicou.
Para a escolha das empresas concorrentes, a Sonangol através de um concurso público limitado, analisou as propostas de cada uma das empresas, comparou-as e de seguida chamou as sociedades concorrentes e outros sectores da indústria petrolífera angolana para anunciar os resultados.
Fruto das propostas, apuraram-se como operadores do Bloco 19 a British Petroleum Angola (BP), com 50 porcento de participações, do 20 a Cobalt Internacional Energy (40 porcento), do 22 a Repsol (30 porcento), do 24 a BP (50 porcento) e do 25 a Total E.P. Angola (35 porcento).
Para operar o Bloco 35 seleccionou-se a Eni Angola (30 porcento), o 36 a ConocoPhilips (30 porcento), o 37 a ConocoPhilips (30 porcento), o 38 a Statoil ASA (40 porcento), o 39 a Statoil ASA (40 porcento) e o 40 a Total E.P. Angola (35 porcento).

Sem comentários: