domingo, 2 de janeiro de 2011

NOVAS VIAS ESTRUTURANTES ABERTAS NO LOBITO


O governador da província de Benguela, Armando da Cruz Neto, realizou, no sábado de Natal, uma visita à Avenida Norton de Matos e à via que sai do Bar Africano até ao Terminal Oceânico da Sonangol, na cidade do Lobito, que foram inauguradas na semana anterior. O governador constatou a necessidade de abertura de vias alternativas para descongestionar o intenso tráfego automóvel que se regista actualmente no Lobito.
Armando da Cruz Neto visitou a Rotunda do Flamingo, que liga à Avenida Norton de Matos e à via que vai do Obelisco para o Bar Africano e faz ligação com o Terminal Oceânico da Sonangol. Todas as obras começaram em Março de 2007 e foram concluídas em três fases.
A segunda fase foi concluída em 2008, com a preparação das vias alternativas. Em Março de 2009 começaram os trabalhos nas vias principais. A via Bar Africano/ Terminal Oceânico, com 3,5 quilómetros de extensão, uma largura de nove metros e iluminação pública, tem pontes e passagens hidráulicas para não cortar as linhas de água existentes. Também tem, ao longo do seu traçado, o sistema de drenagem longitudinal.
A Avenida Norton de Matos tem 25 metros de largura nos dois sentidos, um separador com dois metros e passeios com três metros de largura. Em toda a sua extensão há palmeiras reais.  
A base das novas vias é constituída por 40 centímetros de betume armado e a sub-base tem doze centímetros de camada de desgaste. Segundo especialistas, se a Administração Municipal e os utentes souberem cuidar das novas infra-estruturas, estas vias podem durar décadas, sempre operacionais.
Amaro Segunda Ricardo, administrador municipal do Lobito, congratulou-se com o apoio prestado pela Sonangol, que financiou as obras, a empreiteira Mota-Engil e a entidade fiscalizadora, que tudo fizeram para a concretização do projecto. “É uma vitória de todos os munícipes do Lobito. Ganha a cidade, a província e o país”, afirmou.
O administrador municipal exortou os cidadãos a preservarem as novas estradas e ruas e advertiu que vão ser tomadas medidas severas contra todos os que teimarem em destruir os postes de iluminação, árvores, placas de sinalização de trânsito e outras componentes das rodovias.

1 comentário:

Anónimo disse...

My partner and I really enjoyed reading this blog post, I was just itching to know do you trade featured posts? I am always trying to find someone to make trades with and merely thought I would ask.