domingo, 16 de janeiro de 2011

LIXO E CONSTRUÇÕES ANARQUICAS DÃO MÁ IMAGEM A LUANDA

O secretário para a Informação da organização ambiental Juventude Ecológica Angolana (JEA), José Silva, afirmou ontem, em Luanda, que o excesso de resíduos sólidos, além de poluir os solos e a água, provoca poluição visual por degradar a imagem da cidade.
Em declarações ao Jornal de Angola, José Silva reconheceu que a poluição visual é um assunto muito pouco falado e o elevado número de bairros construídos de forma desordenada provoca poluição visual.
“Temos bairros em Luanda completamente desordenados. A poluição do meio ambiente tem sido a causadora de várias doenças, como o paludismo”, lembrou. 
José Silva disse que é difícil definir os níveis de poluição e o que mais prejudica o Ambiente, uma vez que não existem estudos pormenorizados. O ambientalista frisou que, se existem estudos no país, nunca foram divulgados. Em seu entender, Luanda é a província com mais poluição ambiental. 
“É preciso dizer que temos muitos problemas de poluição do ar, sobretudo com as obras existentes por todo o lado,” disse José Silva.
Sobre a poluição sonora, sublinhou que a quantidade de carros continuam a poluir o ar por causa da libertação de gases, embora o país tenha aderido, em 2005, à gasolina sem chumbo, a menos prejudicial ao ambiente. 
José Silva afirmou que a medida do Executivo em proibir a entrada de viaturas com ano de fabrico superior a três anos é positiva para o ambiente, mas devia ser acompanhada por um reforço dos transportes públicos.
Ao afirmar que um ambiente saudável representa uma boa saúde dos seres vivos, informou que a Juventude Ecológica de Angola participa num projecto do Ministério da Agricultura, coordenado pelo Instituto de Desenvolvimento Florestal (IDF), virada para a nova política sobre áreas de conservação da fauna selvagem. 
Segundo o secretário da JEA, a organização precisa de patrocínio para continuar a implementar o seu projecto “Olimpíadas do Ambiente” e realizar palestras de sensibilização nas comunidades.
A JEA é uma organização fundada há 20 anos e que se dedica, essencialmente, à educação ambiental nas comunidades. Ainda este mês, prevê realizar a sua quinta Assembleia-Geral para eleger novos responsáveis.

Sem comentários: