sábado, 22 de janeiro de 2011

HUAMBO COM LABORATORIO DE DIAGNOSTICO DE RAIVA

A província do Huambo vai contar, a partir de Fevereiro deste ano, com um laboratório de diagnóstico de raiva e outras doenças animais, disse ontem, naquela cidade, a chefe de departamento provincial dos Serviços Veterinários, Berta Teresa. 
Trata-se do primeiro laboratório a nível do país e está a ser erguido junto das instalações da Faculdade de Medicina Veterinária da Universidade José Eduardo dos Santos, que funciona no antigo Instituto de Investigação Veterinária de Angola (IIVA), e vai atender também províncias vizinhas. 
Berta Teresa garantiu que as obras terminam até finais deste mês para, no início de Fevereiro, ser inaugurada a instalação, que é assegurada, numa primeira fase, por dois especialistas, formados recentemente na Namíbia. “Neste momento, o material já se encontra na capital do país. Estamos apenas a aguardar pela chegada dos técnicos, que vão montar os equipamentos, para que em Fevereiro possamos ter o laboratório a funcionar”, garantiu a directora. 
A presença, na província do Huambo, do primeiro laboratório de diagnóstico da raiva, acrescentou, constitui uma mais-valia, pelo facto de, antigamente, a instituição se ter dedicado somente ao diagnóstico de doenças humanas. 
Berta Teresa adiantou que o laboratório vai ser assegurado por técnicos locais, formados na República da Namíbia, que vão também transmitir os conhecimentos adquiridos aos seus colegas, para juntos trabalharem e controlarem a situação epidemiológica do Huambo e das províncias vizinhas.

Sem comentários: