terça-feira, 18 de janeiro de 2011

ANIVERSARIO DA VILA DA QUIBALA EM TEMPO DE OBRAS

A Quibala, província do Kwanza-Sul assinalou a 15 de Janeiro, 37 anos da sua elevação á categoria de vila, sob signo de progresso e desenvolvimento. A Administração Municipal e o Governo Provincial adoptaram programas para a sua recuperação e hoje os seus habitantes orgulham-se dos avanços registados, em quase todos os domínios.
O conflito armado arrasou os imóveis da sede municipal da Quibala, deixando quase tudo inoperante. Hoje a realidade é completamente diferente, para orgulho dos seus habitantes. O administrador adjunto, Fernando Camunda, informou que a Administração Municipal está a fazer obras para responder às necessidades da população.
A reportagem do Jornal de Angola verificou que estão em execução de vários projectos de impacto social, muitos deles em fase conclusiva. O palácio municipal da Quibala está a beneficiar de obras de reabilitação e ampliação e vai contar com mais um piso, cujas obras estão avançadas. A par disso, a sede municipal conta com uma residência protocolar completamente reabilitada e apetrechada.
Por ser uma zona de trânsito, a Quibala carecia de serviços de abastecimento de combustíveis, lubrificantes e estação de serviço. Neste momento decorrem obras de reabilitação de três bombas de combustível, com todos os serviços indispensáveis.
Também está em curso a reabilitação do Largo Dr. António Agostinho Neto, do campo de basquetebol e para facilitar a limpeza, foi adquirido um tractor com capinadeira e atrelado.
A energia eléctrica está garantida das 18 horas à meia-noite, através de um gerador de 500 KV adquirido pela administração, através do Fundo de Gestão Municipal. Nas sedes comunais de Cariango, Ndala Kachibo e do Lonhe também foram construídas as casas dos administradores, um sistema de distribuição da água potável e a iluminação pública. A Administração Municipal já identificou as prioridades nos sectores da Saúde e Educação. Foi construído um lar de estudantes e o programa de investimentos municipal contempla obras de reabilitação e construção de mais escolas em todo o município.
O sector da saúde registou avanços consideráveis, através do programa da luta anti-vectorial. A malária está a ser erradicada, apresentando indicadores de 177 casos diagnosticados em Agosto, 38 em Setembro e 33 em Outubro do ano passado, o que demonstra o êxito do programa.

Sem comentários: