segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

A FABRICA VINELO NO DONDO VAI SER REABILITADA

A Fábrica Vinelo, vocacionada para a produção de vinhos, licores, fruta em calda e hortaliça em conserva, localizada na cidade do Dondo, vai ser reabilitada em Fevereiro, por um consórcio constituído por uma empresa italiana e outras angolanas.
A informação foi prestada ao Jornal de Angola pelo representante da parte italiana, Valentim Vertua, momentos depois de se ter encontrado com o governador provincial do Kwanza-Norte, Henrique André Júnior. A empresa italiana detém 40 por cento do capital do consórcio. A percentagem restante está subdividida por vários investidores angolanos. Valentim Vertua disse que os trabalhos de reabilitação são executados em três trimestres e a fábrica começa a funcionar, integralmente, em finais deste ano, altura em que volta a fornecer vinhos, licores e fruta em calda, entre outros produtos.
Durante este trimestre é feita a manutenção dos barracões e a limpeza. Depois são instalados os equipamentos que permitem trabalhar no tecto em total segurança. Os técnicos vão aplicar em toda a superfície das instalações fabris uma resina branca, específica para conservação de produtos alimentares. 
Na etapa seguinte, decorrem trabalhos de limpeza e higienização geral, pintura dos edifícios, reactivação das instalações, manutenção técnica das máquinas existentes e das linhas de produção, incluindo esteiras transportadoras, tubos, máquinas de empacotamento, tanques de conservação de sumo, da polpa de tomate e do vinho. 
Os produtos da Vinelo são comercializados nos mercados da província, do país e da SADC, num processo que decorre de forma gradual.
A terceira fase contempla, entre outras tarefas, a activação de toda a maquinaria ainda existente, a colocação de equipamentos novos e modernos, a execução de simulações técnicas, apetrechamento logístico de refrigeração e o início de campanhas de propaganda mercantil.
A reactivação dos armazéns e das secções de empacotamento e embalagem dos produtos e a consolidação dos contactos com fazendeiros da província para o fornecimento de matérias-primas, constam das actividades a realizar no terceiro trimestre. A parte final da refundação da Vinelo inclui a instalação de uma rede de telecomunicações, abertura do escritório e a formação técnica e profissional dos trabalhadores.
De acordo com Valentim Vertua, no quarto trimestre deste ano a fábrica está reaberta e a funcionar perfeitamente. E a partir do primeiro ano de funcionamento estaremos em condições de responder à procura do mercado angolano, fornecendo sumos, fruta em calda, vinhos, hortaliça enlatada e outros produtos.
"Em princípio vamos utilizar o método tradicional da elaboração do vinho a partir da fruta fermentada. Se cultivarmos as uvas vai ser necessário esperar um mínimo de três ou quatro anos, para termos as quantidades de uvas necessárias para depois produzir vinho na fábrica", afirmou.

Sem comentários: