quarta-feira, 5 de janeiro de 2011

BALOMBO COM NUCLEO DE ENSINO SUPERIOR

O município do Balombo, a 182 quilómetros a nordeste da cidade de Benguela, terá em 2011 uma escola que funcionará como Magistério Primário, para formação pedagógica dos docentes colocados naquela região e núcleo da Universidade Católica de Angola.
De acordo com o chefe de repartição da Educação, Ciência e Tecnologia, António Segunda, que falou ontem à Angop, a instituição, que terá capacidade de seis salas, sendo três para o Magistério Primário e igual número para o núcleo do ensino superior, albergará 650 formandos em três turnos.
Adiantou que a instituição começará a funcionar a partir do primeiro trimestre de 2011, tanto para o magistério primário como para o núcleo universitário, a julgar pelo ritmo das obras sob tutela da administração municipal.
António Ferreira Segunda avançou que a prioridade será para os actuais docentes e os que queiram no futuro unir-se à carreira. Para o Magistério Primário, aqueles que tenham concluído a décima classe, com o curso a ter uma duração de três anos e para a Universidade serão admitidos os que concluíram o ensino médio.
Referiu que a escola vai albergar o núcleo da Universidade Católica de Angola de acordo com o convénio assinado entre a administração local e a reitoria da referida universidade. O município do Balombo tem 1.421 professores, não possuindo 80 por cento formação pedagógica.

Sem comentários: