segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

ENSINO SUPERIOR CHEGOU AO SOYO

As aulas na Escola Superior Politécnica do Soyo, província do Zaire, que faz parte da Universidade 11 de Novembro, começam em Março próximo, segundo confirmou ontem ao nosso jornal o seu coordenador, João Mateus Marciano. As inscrições para o preenchimento das 180 vagas disponíveis, começaram no passado dia 11 do corrente na cidade do Soyo. A escola abre com os cursos de Matemática, Pedagogia e Engenharia Informática. A Zona de Ensino e Investigação do Soyo vai funcionar numa primeira fase nas instalações provisórias concedidas pela Angola LNG, com seis salas, enquanto se aguarda a conclusão das infra-estruturas do Kintambi, em construção, onde a escola vai ser instalada definitivamente. 
O coordenador do projecto de instalação da Escola Superior Politécnica do Soyo, João Mateus Marciano, disse que estão criadas todas as condições para o arranque das aulas, uma vez que 80 por cento do corpo docente foi assegurado. 
"Tudo está alinhavado embora o começo seja sempre difícil, mas está tudo garantido para o arranque. Temos disponíveis 60 vagas para cada curso, de acordo com o número de salas existentes. Há igualmente dois laboratórios numa primeira fase e uma biblioteca", acrescentou. A Zona de Ensino e Investigação do Soyo tem predominância de cursos ligados à petroquímica, tendo em conta a actividade petrolífera desenvolvida na região. 
O candidato ao curso de Engenharia Informática, Daniel Lopes, considerou a abertura do ensino superior no município do Soyo como uma mais valia para região, uma vez que, há muito se esperava a sua concretização. 
"Finalmente, fomos contemplados apesar dos cursos iniciais não corresponderem à pretensão da maioria, mas mais vale um do que nada. Vou fazer Engenharia Informática, a única preocupação tem a ver com o reduzido número de vagas disponíveis para cada curso que é de 60 para um horizonte muito grande de candidatos", acrescentou. 
A Universidade 11 de Novembro, com sede em Cabinda, está integrada na Região Académica III, com quatro Zonas de Ensino e Investigação: Cabinda, Buco Zau, Soyo e Mbanza Congo.

Sem comentários: