segunda-feira, 26 de julho de 2010

UMA MULHER EM CADA DEZASSEIS MORRE EM AFRICA AO DAR A LUZ

O presidente da comissão da União Africana (CUA), Jean Ping (na foto), disse domingo, 25/7, em Kampala, que "uma mulher em 16 morre ao dar à luz em África, em condições facilmente evitáveis.
Jean Ping fez essa constatação ao intervir na sessão de abertura da 15ª sessão da cimeira dos chefes de Estado e de Governos da União Africana, aberta hoje, na capital ugandesa.
Para o diplomata gabonês ao servico da UA, os progressos africanos em matéria da saúde materna (ponto quinto do Objectivo do Desenvolvimento do Milénio) e a redução da mortalidade infantil (ODM quarto) são ainda dramasticamente lentas.
"Por isso, essas causas provocam mais mortes do que os conflitos armados no continente africano", enfatizou. Nessa perspectiva, sustentou o responsável da UA, faz sentido a escolha da "Saude Maternal, Neo-natal e Infantil e o Desenvolvimento em África, como tema da 15/a cimeira que decorre até segunda-feira (26 de Julho).
Sublinhou ainda que a reunião de alto nível das Nações Unidas sobre os Objectivos do Desenvolvimento do Milénio (ODM), que se realizará em Setembro de 2010 em Nova Iorque, oferecerá uma ocasião crucial para reafirmar os emgajamentos assumidos para ajudar a África a atingir os ODM ate 2015.
Angola participa na XV cimeira da UA com uma delegação encabeçada pelo Presidente da República, José Eduardo dos Santos, que está desde sábado em Kampala, onde se encontram mais de 30 líderes africanos.

Sem comentários: