segunda-feira, 19 de julho de 2010

LUSOFONIA - AVANÇOS NA COOPERAÇÃO

O secretário executivo da CPLP, Domingos Pereira Simões, reconheceu em Luanda, os avanços no domínio da cooperação entre os países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).

Domingos Simões, que falava na abertura da 21ª Reunião Ordinária de Pontos Focais de Cooperação da CPLP, lembrou que no passado, os pontos de convergência entre os países eram fundamentalmente a questão da língua, actividades históricas e culturais.

“Com os avanços registados, a organização tem já um plano de cooperação estratégico de saúde”, disse, acrescentando que “isto permite que, em nome dos oitos Estados, a CPLP possa assinar com a Organização Mundial Saúde um programa de cooperação, o que já está a dar frutos”.

O secretário executivo da CPLP destacou também os avanços no domínio da Defesa e realçou a realização do exercício “Felino”, que Angola vai acolher em Setembro. A operação vai contar, pela primeira vez, com a presença de observadores do Governo Federal dos Estados Unidos e da NATO. “isso é uma expressão de vitalidade, atenção e importância que estes organismos estão a dar à CPLP”.

Sem comentários: