sexta-feira, 23 de julho de 2010

GUINE EQUATORIAL CONFIANTE NA ADESÃO A CPLP

O Chefe de Estado da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema (na foto), manifestou-se quinta-feira, 22/7, confiante na integração do seu país como membro de pleno direito da CPLP, durante a VIII Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que a capital angolana alberga nesta sexta-feira (23).

Em declarações prestadas à imprensa, no Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, em Luanda, O Estadista equato-guineense, frisou que estamos num mundo globalizado, em que os povos têm que trabalhar de maneira conjunta e harmoniosa para superar os desafios da actualidade.

Neste sentido, frisou, a Guiné Equatorial pensa que está certa e firme na adesão à CPLP, tendo feita a solicitação de integração durante a cimeira de São Tomé e Príncipe e tem participado de maneira assídua nas reuniões da comunidade, quer na Guiné-Bissau como em Lisboa, Portugal.

“Desta vez a Guiné Equatorial demonstrou a sua fidelidade aos princípios da comunidade (adoptando a língua portuguesa como a terceira oficial do país) e pensamos que no encontro de Luanda, os países membros podem se pronunciar a favor da adesão da Guiné Equatorial como membro de pleno direito da CPLP”, sublinhou.

Recorde-se que a CPLP é formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomei e Príncipe e Timor-Leste, e tem como observadores associados a Guiné Equatorial, e as Ilhas Maurícias.

Sem comentários: