segunda-feira, 26 de julho de 2010

RUPTURA ENTRE ISABEL DOS SANTOS E AMERICO AMORIM

A empresária angolana, Isabel dos Santos, ameaça sair da sociedade com o milionário português, Américo Amorim.

Na base do desentendimento estão os interesses divergentes em empresas como a Galp portuguesa, onde os dois parceiros desavindos têm juntos uma participação de 33,34 por cento.

As mais recentes notícias veiculadas pelo Diário Económico dão conta que a filha do presidente de Angola escreveu a Américo Amorim a reforçar a intenção de sair da Amorim Energia e entrar directamente na Galp.

Caso contrário, refere a carta, ameaça travar a entrada da brasileira Petrobrás na petrolífera portuguesa que tem o apoio do Grupo Amorim.

Accionista indirecta da Galp, através da Amorim Energia, a empresaria angolana está descontente com a actual relação. Por isso, manifesta a intenção de abandonar a parceria.

Várias fontes do Grupo Amorim recusaram-se a comentar as notícias sobre a separação. Igualmente na Galp ninguém presta esclarecimentos.

O gabinete de imprensa da petrolífera portuguesa disse “não ter hábito de comentar assuntos que dizem respeito aos accionistas”.

As relações começaram a azedar desde que Américo Amorim anunciou a sua retirada da Siminvest, através da qual o milionário português detinha com a empresária 49% da Nova Cimangola, controlada pelo estado angolano.

O empresário luso alienou a sua parte a Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, por considerar que a sua posição no negócio não era estratégica.

O diferendo começou na sequência de um entendimento difícil que Sindika Dokolo, Administrador da Nova Cimangola, com participação na Siminvest, mantinha com o representante de Amorim em Luanda.

Outro dado que agravou as relações é o facto de Isabel dos Santos ter recrutado Mário Silva, um ex-quadro de topo, desvinculado da holding Amorim, o que deu força ao divórcio empresarial entre a filha do Presidente angolano e a Sonai de Belmiro de Azevedo, desfecho que não agradou a Américo Amorim.

Entretanto, além da Galp, Isabel dos Santos ainda mantém ligações com o grupo Amorim na área da banca e do sector imobiliário.

Sem comentários: