sábado, 24 de julho de 2010

FABRICA DE CIMENTO "PALANCA" EM BENGUELA

Na próxima quarta-feira será lançada a primeira pedra da nova fábrica de cimento Palanca, em Benguela, envolvendo um investimento de USD 450 milhões. A produção prevista é de 1,2 milhões de toneladas de cimento anualmente (cerca de 4 mil toneladas/dia), podendo atingir, numa próxima fase, 1,6 milhões de toneladas. A produção é dirigida primordialmente ao mercado nacional e a unidade começará a laborar dentro de 36 meses A nova unidade, pertença do consórcio firmado entre os grupos Gema, (40% do respectivo capital, incluindo accionistas em nome individual), os portugueses da Escom (30%) e os brasileiros da Camargo Corrêa (30%) irá gerar, de imediato, 500 postos de trabalho. Localiza-se no Município do Lobito, em Hanha do Norte, ao lado da futura refinaria da Sonangol.

O período de recuperação do investimento (pay-back), revelou José Leitão, presidente do Grupo Gema a O País, deverá ocorrer entre 4 a 5 anos.

O projecto foi apresentado há pouco mais de um ano à Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP), com a qual será assinado um acordo antes da realização da cerimónia do lançamento da primeira pedra. A Palanca Cimentos beneficia, esclareceu José Leitão, da redução de imposto industrial durante os primeiros cinco anos de vida, bem como da redução de taxas aduaneiras em relação aos equipamentos importados.

Sem comentários: