sexta-feira, 30 de julho de 2010
CARLOS CRUZ E A PEDOFILIA
UÍGE BREVEMENTE COM ENERGIA DA HIDROELÉCTRICA DE CAPANDA
quinta-feira, 29 de julho de 2010
TAAG CONTINUA NO CAMINHO PARA A EXCELENCIA OPERACIONAL
NÃO HÁ RAZÕES PARA ATRAZOS NOS SALARIOS DA FUNÇÃO PUBLICA
| TPA Não há razões para atrasos salariais, diz Ministro das Finanças |
O ministro das Finanças, Carlos Alberto Lopes, disse ontem (Quarta-feira), em Luanda não entender o porquê que alguns gestores públicos, atrasam no pagamento de salários dos seus funcionários. O ministro admitiu alguns constrangimentos no princípio do ano em curso, mas que o mesmo já foi superado. Falando a imprensa, à margem de um encontro sobre “Seguros e Fundos de Pensões” que decorre no Ministério das Finanças, Carlos Lopes que o país está com bom desempenho económico e há uma recuperação evidente tendente a cobrir o mínimo desejável para países, em termos de reservas internacionais líquidas. |
CARLOS QUEIRÓS MANCHA NOME DA FPF
Carlos Queiroz está "muito perto" de deixar a Federação Portuguesa de Futebol (FPF). Segundo soube o CM, na reunião de amanhã da direcção federativa, a maioria dos elementos irá defender que o seleccionador deixou de ter condições para se manter no cargo. Em causa está o facto de ter insultado o director da Autoridade Antidopagem de Portugal (ADoP), Luís Horta, no dia 16 de Maio, na Covilhã, aquando de um controlo surpresa. Na altura, Queiroz reagiu mal à presença dos três médicos da ADoP e, segundo contou testemunha que pediu para não ser identificada, proferiu vários impropérios contra Luís Horta. "Esse (...) gosta é de protagonismo. Devia era ir fazer análises à c... da mãe dele", terá dito Queiroz.O caso foi investigado pelo Instituto do Desporto de Portugal e as conclusões do inquérito apuraram "factos graves", de acordo com o que já disse o secretário de Estado do Desporto, Laurentino Dias.
A juntar ao que sucedeu com a ADoP, na FPF também ninguém esquece a agressão de que foi alvo o jornalista Jorge Baptista, em Fevereiro. Na altura, Queiroz não foi punido, porque não houve queixa: nem criminal nem para os órgãos federativos. Segundo as fontes contactadas, "há poucas dúvidas" em relação ao facto de Queiroz ter manchado o bom nome e a imagem da instituição. O líder da FPF, Gilberto Madaíl, quer que o processo seja resolvido com brevidade, para poder apresentar um novo seleccionador, a tempo de preparar a equipa para o 1º jogo de qualificação do Europeu de 2012, que se realiza no dia 3 de Setembro.
quarta-feira, 28 de julho de 2010
DEFICIENTES VITIMAS DAS MINAS TERRESTRES, ESTIMADOS EM 80.000
A cidade do Namibe testemunhou, recentemente, o arranque do processo de registo e actualização do número de pessoas portadoras de deficiência, vítimas de minas terrestres em Angola.
A campanha, com a duração de um mês, deverá catalogar todas as vítimas civis de minas para se saber quantos são, como vivem e de que ajudas precisam.
A Coordenadora de projectos da Comissão Nacional Intersectorial de Desminagem e Assistência Humanitária, afirmou que o registo vai ajudar a localização dessas pessoas e perceber as suas necessidades para se poder organizar as ajudas”.
Balbina Silva disse que dados mais correctos vão facilitar o planeamento dos cuidados de saúde e facilitar o acesso de todos os deficientes aos serviços sociais básicos.
“O levantamento será feito em todo país, para termos a dimensão do número de vítimas de minas que temos em Angola” – disse.
Para o sucesso da operação, a responsável pediu o apoio de toda a sociedade para que nenhum membro do grupo alvo fique sem o seu registo.
“Cada um de nós deve ser um agente activo neste processo e deve tornar possível o registo do nosso pai, da nossa mãe, do nosso filho ou filha, e até do nosso vizinho que não sabe como chegar à administração do município, comuna ou aldeia” – frisou
Acrescentou ainda que, nos próximos dois anos, serão criadas condições para que cada vítima de minas esteja registada na administração do seu município, da sua comuna ou na sua aldeia.
O International Landmine Monitor estima em cerca de 80 mil angolanos feridos em explosões de minas, muitos deles com membros amputados.
O estudo sobre o Impacto das Minas no país, (Angolan Landmine Impact Survey) divulgado em 2009, afirma que, apesar de uma grande quantidade de engenhos explosivos terem sido removidos, Angola está longe de ser um país livre de minas terrestres.
O documento indica que Angola é o terceiro país mais minado do mundo, depois do Afeganistão e ao Cambodja.
terça-feira, 27 de julho de 2010
ALEXANDRE FROTA OFERECE AJUDA A CLAIDIA RAIA
PENELOPE CRUZ ESTA GRAVIDA
INVESTIDORES DEVEM ACREDITAR EM ANGOLA
TPA Investidores devem acreditar num futuro próspero de Angola |
O presidente da Agência Nacional Para o Investimento Privado (ANIP), Aguinaldo Jaime (na foto), considerou que o projecto de construção de uma nova fábrica de cimento, no Lobito em Benguela, terá um impacto significativo no processo de reconstrução nacional, porquanto o cimento é uma matéria-prima fundamental para um país que queira se desenvolver do ponto de vista infra-estrutural. |
MILITANTES DA FNLA DE VIANA CONTRA CONGRESSO DE LUCAS NGONDA
TPA Militantes da FNLA em Viana contra congresso de Lucas Ngonda |
Os militantes da FNLA no município de Viana, em Luanda, manifestaram segunda-feira última, o seu repúdio pela realização recentemente do congresso extraordinário liderado por Lucas Ngonda. Os militantes da FNLA em Viana não reconhecem o congresso realizado por Lucas Ngonda por ter violado os seus estatutos. Essa decisão foi manifestada durante uma reunião ordinária realizada hoje nessa circunscrição, que contou com a participação de 106 militantes, onde os militantes reiteraram a sua convicção em continuar as ordens de Ngola Kabangu. Durante o encontro foram abordados entre outros assuntos, a preparação das estruturas de base para a participação no congresso ordinário de 2011, convocado por Ngola Kabangu. A reimplantação do partido em toda a extensão territorial da circunscrição, a organização e actualização das infra-estruturas do partido em todo o município foram outros assuntos abordados no encontro. |
segunda-feira, 26 de julho de 2010
RUPTURA ENTRE ISABEL DOS SANTOS E AMERICO AMORIM
A empresária angolana, Isabel dos Santos, ameaça sair da sociedade com o milionário português, Américo Amorim.
Na base do desentendimento estão os interesses divergentes em empresas como a Galp portuguesa, onde os dois parceiros desavindos têm juntos uma participação de 33,34 por cento.
As mais recentes notícias veiculadas pelo Diário Económico dão conta que a filha do presidente de Angola escreveu a Américo Amorim a reforçar a intenção de sair da Amorim Energia e entrar directamente na Galp.
Caso contrário, refere a carta, ameaça travar a entrada da brasileira Petrobrás na petrolífera portuguesa que tem o apoio do Grupo Amorim.
Accionista indirecta da Galp, através da Amorim Energia, a empresaria angolana está descontente com a actual relação. Por isso, manifesta a intenção de abandonar a parceria.
Várias fontes do Grupo Amorim recusaram-se a comentar as notícias sobre a separação. Igualmente na Galp ninguém presta esclarecimentos.
O gabinete de imprensa da petrolífera portuguesa disse “não ter hábito de comentar assuntos que dizem respeito aos accionistas”.
As relações começaram a azedar desde que Américo Amorim anunciou a sua retirada da Siminvest, através da qual o milionário português detinha com a empresária 49% da Nova Cimangola, controlada pelo estado angolano.
O empresário luso alienou a sua parte a Sindika Dokolo, marido de Isabel dos Santos, por considerar que a sua posição no negócio não era estratégica.
O diferendo começou na sequência de um entendimento difícil que Sindika Dokolo, Administrador da Nova Cimangola, com participação na Siminvest, mantinha com o representante de Amorim em Luanda.
Outro dado que agravou as relações é o facto de Isabel dos Santos ter recrutado Mário Silva, um ex-quadro de topo, desvinculado da holding Amorim, o que deu força ao divórcio empresarial entre a filha do Presidente angolano e a Sonai de Belmiro de Azevedo, desfecho que não agradou a Américo Amorim.
Entretanto, além da Galp, Isabel dos Santos ainda mantém ligações com o grupo Amorim na área da banca e do sector imobiliário.
UMA MULHER EM CADA DEZASSEIS MORRE EM AFRICA AO DAR A LUZ
EMBRIAGUEZ E EXCESSO DE VELOCIDADE A CAUSA DOS ACIDENTES EM ANGOLA
Sinistralidade rodoviária continua a provocar danos. A Ilha de Luanda registou na manhã de Domingo, 25/7, dois aparatosos acidentes de viação. Não houve vítimas mortais, mas os ocupantes foram levados ao Hospital em estado crítico.
O primeiro aconteceu na madrugada, onde um Jeep de marca Toyota Land Cruzer foi contras as pedras do ponto final, correndo o risco de ser engolido pelo mar.
“Segundo testemunhas, o condutor transportava duas senhoras e várias crianças. Era muita velocidade, foi sorte o carro não ir todo para o mar”, disse uma testemunha no local.
Por voltas da 9 horas do mesmo dia, um Toyota Corola, “Rabo de Pato”, embateu contra uma outra viatura e um poste de energia. Eu ia a caminho do serviço e assustei, foi tudo em fracções de segundos”, explicou o proprietário da viatura embatida.
“Entre beber e conduzir, a que escolher. Esse acidente implica dizer que motorista do Corola estava embriagado”, aconselhou.
domingo, 25 de julho de 2010
BONGA, TOQUE DE CLASSE, EDDU, ANCHA, AKANUMATATA, CREMILDA, SUPER MAMA DJOMBO E BEI GUA ACTUAM JUNTOS EM LISBOA
CONSTRUÇÃO DE 670 MORADIAS NO LOBITO
YURI DA CUNHA EM LISBOA
sábado, 24 de julho de 2010
PROTACÇÃO CIVIL CONTINUA SEM RASTOS DO AVIÃO DA "CHICOIL"
As autoridades aeronáuticas angolanas continuam por desmistificar os mistérios em torno do avião B200 do Grupo Chicoil, desaparecido desde o dia 21 de Maio, apesar de todo o esforço desenvolvido até ao momento e sem uma solução à vista.
A caminho de completar dois meses desde o desaparecimento do B-200, ainda não existe um horizonte temporal para cessarem-se as buscas, revelou a O PAÍS, o director do Gabinete de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos, o engenheiro Luís António Solo.
Por outro lado, a fonte disse que aquele órgão contínua a aguardar que as instâncias superiores aprovem o plano de operações de buscas em águas profundas, conforme tinha anunciado exclusivamente a este Jornal há cerca de um mês.
O plano implica um grande esforço nas mais variadas vertentes, incluindo, desde já, o recurso à mão de-obra qualificada, com apoio de alta tecnologia, capaz de responder aos desafios que a presente situação coloca, representando uma das últimas esperança dos órgãos envolvidos nas buscas para localizarem o avião.
Esta diligência decorre da ausência de resultados satisfatórios nas acções de busca e salvamento já efectuadas, tendo em consideração a presente fase de aflição, situação que ocorre quando se tem a certeza de que uma aeronave e os seus ocupantes estão sob perigo iminente que requer assistência imediata.
Desapareceu há dois meses
O avião B-200 matrícula D2-FFT propriedade da Chicoil desapareceu dos radares da torre de controlo do Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, local onde deveria aterrar à 00:30 minutos, na noite do dia 21 de Maio.
A aeronave era proveniente de Ponta Negra, República do Congo-Brazzaville, aonde a tripulação se havia deslocado em serviço de evacuação médica, conforme atesta a informação do dossiê que autorizava o despacho do voo. A aeronave desapareceu após manter um último contacto com a torre de controlo às 00:20 minutos quando reportou 30 milhas náuticas ao passar o nível de voo FL119 (11900 pés de altitude), sendo autorizada a descer para a altitude de 3000 pés para uma aproximação por instrumentos ILS, instruções que a tripulação confirmou através do procedimento aeronáutico conhecido em inglês por reedback.
"ASA" PODE MANTER CICLO VITORIOSO FRENTE AO "SANTOS"
Atlético Sport Aviação (ASA)-Santos FC é um dos jogos de destaque da décima oitava jornada do Girabola. Os dois conjuntos estão a fazer um campeonato completamente diferente: Os aviadores, depois da crise de resultados que viveram durante quase toda a primeira volta do campeonato, não perdem há sete jogos, enquanto os santistas vão dando passos de camaleão na tabela classificativa. Na verdade, as duas equipas estão motivadas por terem conseguido bons resultados.
Na jornada passada, o Santos empatou a uma bola com o 1º de Agosto, um adversário, à partida, superior. O ASA, por seu lado, despachou o Petro de Luanda por 3-1. Tudo isso é motivo para os dois conjuntos entrem em campo com o moral alto e realizarem uma boa partida de futebol. Graças ao seu bom momento momento na prova, o ASA, comandado por José Dinis, é favorito à vitória. Tem um conjunto mais entrosado e que está a aproveitar bem as ocasiões de golo, se compararmos com o seu adversário de amanhã na Cidadela, às 15h30. Os comandados do português José Dinis, quintos na tabela, com 28 pontos, sabem que uma vitória os aproxima do líder Interclube (33), por isso tudo leva a querer que não se deverão dispersar neste desafio.
Já para o conjunto de Mário Calado, tentar procurar o rumo para as vitórias que precisam para uma boa colocação, uma vez que o décimo primeiro (20 pontos) lugar (20 pontos ) não satisfaz. Na luta de posições também estão a Académica do Soyo e o Recreativo do Libolo que se defrontam amanhã. Quando o Girabola começou, eram apontados como equipas a ter em conta, graças ao desempenho positivo que tiveram no Gira de 2009, ano em os libolenses terminaram na segunda posição, com 48 pontos, e os académicos na quinta, com 39. Este ano as coisas não estão a correr da melhor forma para as duas agremiações. O Libolo, tido como um dos sérios candidatos no início da época, não consegue acertar passo e ocupa o nono lugar com 24 pontos, enquanto a Académica, com 23, está no décimo.
Em casa, a estudantes do Soyo assumem-se como a equipa favorita. Mas a tarefa dos académicos pode não ser fácil porque do outro lado está uma equipa ainda inconformada com a sua posição que viaja para lutar pelos três pontos.
FABRICA DE CIMENTO "PALANCA" EM BENGUELA
Na próxima quarta-feira será lançada a primeira pedra da nova fábrica de cimento Palanca, em Benguela, envolvendo um investimento de USD 450 milhões. A produção prevista é de 1,2 milhões de toneladas de cimento anualmente (cerca de 4 mil toneladas/dia), podendo atingir, numa próxima fase, 1,6 milhões de toneladas. A produção é dirigida primordialmente ao mercado nacional e a unidade começará a laborar dentro de 36 meses A nova unidade, pertença do consórcio firmado entre os grupos Gema, (40% do respectivo capital, incluindo accionistas em nome individual), os portugueses da Escom (30%) e os brasileiros da Camargo Corrêa (30%) irá gerar, de imediato, 500 postos de trabalho. Localiza-se no Município do Lobito, em Hanha do Norte, ao lado da futura refinaria da Sonangol.
O período de recuperação do investimento (pay-back), revelou José Leitão, presidente do Grupo Gema a O País, deverá ocorrer entre 4 a 5 anos.
O projecto foi apresentado há pouco mais de um ano à Agência Nacional para o Investimento Privado (ANIP), com a qual será assinado um acordo antes da realização da cerimónia do lançamento da primeira pedra. A Palanca Cimentos beneficia, esclareceu José Leitão, da redução de imposto industrial durante os primeiros cinco anos de vida, bem como da redução de taxas aduaneiras em relação aos equipamentos importados.
EXALGINA GAMBOA DIZ QUE CPLP VAI PRIORIZAR COOPERAÇÃO E DESENVOLVIMENTO
A presidência de Angola da Comunidade dos Países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP) vai priorizar a promoção de acções de cooperação, para o desenvolvimento entre os estados membros.
O anúncio foi feito pela secretária de Estado para a Cooperação, Exalgina Gâmboa (na foto), falava à imprensa, depois da apresentação do programa da presidência angolana da CPLP para o biénio 2010/2012, à XV reunião ordinária do Conselho de Ministros da organização.
“Angola ao escolher como tema para a Cimeira “A solidariedade na diversidade” vai desenvolver acções e medidas no domínio da diplomacia e concertação política e da cooperação para o desenvolvimento”, declarou.
Adiantou que deverá ainda prestar atenção especial as questões administrativas e organizativas e “dar papel activo e central a questão da língua portuguesa, como factor de unidade”.
Solidariedade na Diversidade também está ligada a própria génese da CPLP, uma vez que a organização foi criada na solidariedade em torno da própria língua portuguesa.
EDP E SONANGOL ASSINAM PARCERIA PARA CENTRAL ELECTRICA
A portuguesa EDP e a angolana Sonangol assinaram hoje em Luanda um contrato que vai permitir a construção da primeira central de ciclo combinado no Soyo, em Angola, anunciou a EDP em comunicado.
Este projecto, que conta com a assessoria financeira do Millennium BCP e do Banco Privado Atlântico (BPA), resulta da parceria entre a EDP e a Sonangol assinada em Julho de 2009, através da constituição da 'holding' EIH, cujo capital é detido a 30 por cento cada pela EDP, Sonangol e Banco Privado Atlântico e os restantes 10 por cento pela FiniCapital.
A EDP disse em comunicado que está presente em Angola «há mais de 10 anos o que lhe tem permitido adquirir um conhecimento profundo do sector e dos desafios e oportunidades que se colocam, quer do ponto de vista das necessidades de investimento, quer do ponto de vista da estrutura organizativa e regulatória do sector».
sexta-feira, 23 de julho de 2010
GUINE EQUATORIAL CONFIANTE NA ADESÃO A CPLP
O Chefe de Estado da Guiné Equatorial, Teodoro Obiang Nguema (na foto), manifestou-se quinta-feira, 22/7, confiante na integração do seu país como membro de pleno direito da CPLP, durante a VIII Cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), que a capital angolana alberga nesta sexta-feira (23).
Em declarações prestadas à imprensa, no Aeroporto Internacional “4 de Fevereiro”, em Luanda, O Estadista equato-guineense, frisou que estamos num mundo globalizado, em que os povos têm que trabalhar de maneira conjunta e harmoniosa para superar os desafios da actualidade.
Neste sentido, frisou, a Guiné Equatorial pensa que está certa e firme na adesão à CPLP, tendo feita a solicitação de integração durante a cimeira de São Tomé e Príncipe e tem participado de maneira assídua nas reuniões da comunidade, quer na Guiné-Bissau como em Lisboa, Portugal.
“Desta vez a Guiné Equatorial demonstrou a sua fidelidade aos princípios da comunidade (adoptando a língua portuguesa como a terceira oficial do país) e pensamos que no encontro de Luanda, os países membros podem se pronunciar a favor da adesão da Guiné Equatorial como membro de pleno direito da CPLP”, sublinhou.
Recorde-se que a CPLP é formada por Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomei e Príncipe e Timor-Leste, e tem como observadores associados a Guiné Equatorial, e as Ilhas Maurícias.
VIII CIMEIRA DA CPLP
Angola acolhe hoje, sexta-feira, a VIII Cimeira de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) sob o considerado interessante lema “Solidariedade na diversidade”, numa altura em que o país vai assumir a presidência rotativa da organização, por um período de dois anos, com inúmeros desafios por enfrentar.
Entre os desafios, destaque para o estatuto do cidadão lusófono, a revisão da carta magna da comunidade e o acordo ortográfico, este último já em implementação em todos os países, a excepção de Angola e Moçambique.
Analistas políticos consideram que Angola pode desempenhar um papel preponderante no fluxo dos cidadãos dos países membros da comunidade, nos quais
a supressão de vistos é um dos pontos mais candentes, carecendo de acertos diplomáticos de acordo com os interesses de cada país membro.
Relativamente ao tema escolhido para a Cimeira, analistas consideram que ao assumir a presidência da organização, Angola demonstra a sua disposição em contribuir para que a CPLP seja mais actuante e activa, no contexto internacional, trabalhando para que a língua portuguesa seja cada vez mais falada no mundo.
Demonstra igualmente o interesse de Angola fazer com que a CPLP contribua na solução de diversos conflitos políticos que vão surgindo nos países membros, como são os casos ocorridos ao longo destes 14 anos na Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, com realce para o assassinato de Nino Vieira e a tentativa de derrube de Fradique Menezes.
quinta-feira, 22 de julho de 2010
MOVICEL DEIXA DE USAR REDE CDMA
FUTEBOL: MILITARES ATRASAM CORRIDA TO TITULO
quarta-feira, 21 de julho de 2010
EDUARDO MINGAS REALÇA NECESSIDADE DE JOGOS DE PREPARAÇÃO
O poste da selecção de basquetebol Eduardo Mingas realçou terça - feira 20/07, a necessidade do "cinco" nacional começar a efectuar já jogos amistosos, tendo em vista a participação no Mundial da Turquia, a ser disputado de 28 de Agosto a 12 de Setembro.
32 CONSULADOS COM SISTEMA DE VISTOS ON-LINE
O Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) leva a cabo um programa de digitalização dos seus serviços que engloba a atribuição de vistos no controlo de sistema on - line com as missões consulares, no qual já estão abrangidos 32 consulados, informou recentemente o vice-ministro do Interior para a Migração, Eduardo Martins.
O responsável falava à margem da reunião de ministros e governadores das províncias confinadas com a República Democrática do Congo (RDC), evento decorrido na província do Uíge, sob a presidência do ministro do Interior, Roberto Leal Ramos Monteiro, na qualidade de coordenador da sub-comissão de segurança pública da Comissão Bilateral Angola/RDC.
Segundo o vice-ministro, os grandes desafios do SME para este ano comportam a digitalização completa do sistema de controlo informático a todos os níveis com as missões consulares angolanas no estrangeiro, em termos de atribuição de vistos em sistema online.
"Neste momento temos 32 consulados já ligados ao SME e a perspectiva é de, até Agosto, ligarmos mais 25 e até ao final do ano fecharmos os consulados no sistema online", que é o sistema avançado de vistos denominado "Savis" com as missões consulares", informou Dinho Martins.
terça-feira, 20 de julho de 2010
FUNDO DA ONU PARA A INFANCIA APOIA PROJECTOS SOCIAIS NA HUILA
A representante adjunta do fundo das Nações Unidas para a Infância, em Angola avaliou esta semana a execução de vários projectos financiados pela sua organização na província da Huíla.
Os empreendimentos orçados em 60 mil USD, os balneários públicos que estão a ser erguidos junto a estação dos caminhos de ferro de Moçamedes, vai facilitar e ajudar a vida das populações locais.
A responsável visitou ainda a comuna de Muhala à 20 quilómetros do Lubango, onde está a ser construída uma escola com 4 salas de aulas, salas para professores e um gabinete para o director.
FALTA DE AGUA E CIMENTO ATRASAM OBRAS NO MAIOR JARDIM DO NAMIBE
As obras do maior jardim do Namibe deverão estar concluídas no final deste ano. Segundo o responsável da empreitada a fase mais difícil já foi ultrapassada, mas regista-se neste momento escassez de água e cimento.
Para a conclusão desta obra, trabalham jovens que conseguiram o seu primeiro emprego em regime contratual.
“Este vai ser o maior jardim da cidade e é aqui onde também peguei o meu primeiro emprego. Estou feliz”, disse um dos jovens pedreiros.
NOVA FABRICA DE CONCENTRADO DE TOMATE NA HUILA
A nova fábrica de concentrado de Tomate na Comuna do Capulongo, província da Huíla, entra em funcionamento no próximo mês de Outubro.
A unidade está equipada com tecnologia de ponta de origem chinesa, portuguesa e espanhola, num investimento orçado 11, milhões de USD. Os agricultores estão motivados para aumentar a produção de tomate, matéria-prima essencial para a nova fábrica.
A unidade fabril vai proporcionar empregos a seis dezenas de jovens começaram já a receber formação.
27ª EDIÇÃO DA FILDA
A 27ª edição da Feira Internacional de Luanda (Filda/2010) abre esta terça-feira, 20/7, as portas com a participação de 754 empresas de 33 países, incluindo Angola - anfitrião.
Este ano, a maior "bolsa de negócios" do país decorrerá sob o lema “Indústria transformadora, aposta imprescindível para o equilíbrio macroeconómico de Angola”, um tema que se encaixa nos desafios actuais de desenvolvimento do país.
Estão inscritas na Filda, além de Angola, empresas da Áustria, Argentina, Brasil, China, Cuba, República Checa, EUA, Espanha, Emirados Árabes Unidos (Dubai), França, Inglaterra, Israel, Japão, Malásia, Noruega, Paquistão, Polónia, Portugal, Suécia, Tailândia, Turquia, África do Sul, Ghana e Uruguai.
Em entrevista ao Telejornal da (TPA), o presidente do Conselho da Administração da FIL, Matos Cardoso disse mesmo que pelo número de países presentes nesta edição, Angola está atravessar um bom momento. “Momento em que o seu empresariado e o Governo despertam para a necessidade do investimento na indústria transformadora sobretudo”, disse o responsável.
A presente edição supera, em termos de participação de empresas, o número do ano transacto em que estiveram inscritos 650 expositores nacionais e estrangeiros.
A maior representação empresarial nesta Filda é a de Portugal com 107 empresas, mais quatro em relação a 2009. A seguir está Brasil com 40, Alemanha 27 e Espanha com 24 empresas.
Os ramos de actividade económica a serem expostos nesta edição são agricultura, alimentos, máquinas, equipamentos, tecnologia, construção civil, metalomecânica, máquinas agrícolas e motores, veículos, educação, electrodomésticos, utilidades domésticas, calçados, sector têxtil, energia, infra-estruturas, telecomunicações, máquinas e automação, engenharia civil e construção de sistemas e comércio.
Dizer que a Filda é uma feira de negócios que junta anualmente, desde 1983, empreendedores nacionais e estrangeiros para expor produtos e serviços, assim como estabelecer contactos para negócios.
segunda-feira, 19 de julho de 2010
VENDA DE ORGÃOS HUMANOS NA LUNDA NORTE
A Venda de órgãos humanos na bacia do Cuango, Lunda- Norte é uma realidade.
O bispo local, Dom Manuel Imbamba confirma acrescentando que a prática é já uma constante.
Segundo o prelado católico até a igreja já foi vitima desse tipo de crime.“Estamos a acompanhar estes casos com muito preocupação, a bacia do Kuango por si só é fértil em situações dessa natureza” - afirmou.
“Eu pessoalmente já tinha tido um relato do pároco que lá se encontra a trabalhar, aquando da minha passagem por lá, há dois meses, já tínhamos tido contacto com esta situação, porque nós como igreja tínhamos sido afectados porque uma das irmãs de um dos nossos catequistas tinha sido uma das vitimas destes crimes” – precisou.
As causas têm a ver com a falta de sentido do outro, a falta do sentido da dignidade da pessoa humana, o vazio que existe em muitas pessoas, de acordo com o pastor
“As pessoas hoje em dia vêem no dinheiro como tudo, o dinheiro como Deus soberano, o dinheiro como a realização máxima de si” – acrescentou.
Por outro lado – continuou, trata-se da “degradação da pessoa humana”, espiritualmente vazia.
“Uma pessoa oca, uma pessoa vazia, uma pessoa que não está rica de conteúdo, que não está recheado com conteúdo espiritual, claro, facilmente chega a realizar actos dessa natureza” - sublinhou.
Dom Manuel Imbamba pede a intervenção rápida das autoridades, a comprovação e a apresentação pública destes órgãos.
“Porque, situações como estas não podem ser toleradas numa sociedade que quer crescer, que quer construir o amor, o convívio e a paz” - concluíu.
PORTUGAL NUMERO UM NAS EXPORTAÇÕES ANGOLANAS
No que respeita às importações de Angola junto destes dois parceiros da CPLP – os únicos com relevância no que respeita a trocas comerciais.
– o país importou mercadorias no valor de USD 737,2 milhões de Portugal, ao passo que as importações provenientes do Brasil se cifraram em USD 288 milhões, o que traduz uma significativa quebra relativamente ao mesmo período de 2009, em que as compras angolanas ao Brasil atingiram os USD 560,4 milhões.
Estes valores relativos aos primeiros quatro meses do ano poderão evidenciar, acima de tudo, um comportamento atípico das exportações angolanas para o Brasil já que, tradicionalmente, o país sul-americano ocupa um lugar bem mais destacado que Portugal entre os principais clientes de Angola.
Com efeito, embora o Brasil apresente cronicamente um saldo favorável na sua Balança Comercial com o nosso país (com excepção de 2008 em que as importações brasileiras de Angola atingiram os USD 2,23 mil milhões, crescendo 136,3% em relação ao ano anterior), o país sul-americano figura em 5º lugar na lista dos principais destinos das exportações angolanas, atrás da China, Estados Unidos, França, África do Sul e Canadá. No último ano o valor das exportações angolanas para o Brasil ascendeu a USD 1,97 mil milhões, o correspondente a 7% do total das vendas de produtos nacionais ao exterior. Entre 2005 e 2008 as exportações brasileiras para Angola cresceram 278% comparativamente a 2005, situando-se, em 2008, nos USD 1,9 mil milhões, tendo registado, no último ano um significativo decréscimo (-32,5%), o qual poderá estar ligado às condições adversas decorrentes da crise económica mundial. O principal destino das exportações nacionais é a China (USD 9,25 mil milhões a preços FOB no último ano, valor que representa 32,7% do total).
Pelo contrário, Portugal, não obstante ser o principal fornecedor da economia angolana com 17,7% das importações nacionais em 2009 (USD 2,5 mil milhões a preços CIF), à frente da China (17,7%) e do Brasil (10,1%) , importou do nosso país, no último ano, menos que Espanha, Chile, Índia, Reino Unido ou Alemanha. Embora as relações comerciais entre os dois países venham denotando uma evolução assinalável, com as importações angolanas de Portugal a registarem um aumento de 678% entre 1990 e 2008 e as exportações angolanas para Portugal a aumentarem em 553% no mesmo período, o certo é que a taxa de cobertura das exportações pelas importações em relação a Portugal era, em 2008, apenas de 18%, ou seja, o nosso país importava cinco vezes e meia mais produtos que exportava para Portugal. Em Abril deste ano, a taxa de cobertura das importações pelas exportações melhorava ligeiramente (37%) mas, mesmo assim, Angola importou 2,7 vezes mais produtos que os que exportou para terras lusas.
De salientar que, no contexto da CPLP, Angola representou, nos quatro primeiros meses de 2010, 72% das exportações portuguesas e absorveu 45% das compras efectuadas por Portugal a países da comunidade lusófona. Quando nos cingimos ao universo dos PALOP, e ainda entre Janeiro e Abril deste ano, os números ainda são mais expressivos, com Angola a absorver 80% das exportações e 98% das importações lusas para o conjunto dos países africanos de língua oficial portuguesa.
LUSOFONIA - AVANÇOS NA COOPERAÇÃO
O secretário executivo da CPLP, Domingos Pereira Simões, reconheceu em Luanda, os avanços no domínio da cooperação entre os países de Língua Oficial Portuguesa (CPLP).
Domingos Simões, que falava na abertura da 21ª Reunião Ordinária de Pontos Focais de Cooperação da CPLP, lembrou que no passado, os pontos de convergência entre os países eram fundamentalmente a questão da língua, actividades históricas e culturais.
“Com os avanços registados, a organização tem já um plano de cooperação estratégico de saúde”, disse, acrescentando que “isto permite que, em nome dos oitos Estados, a CPLP possa assinar com a Organização Mundial Saúde um programa de cooperação, o que já está a dar frutos”.
O secretário executivo da CPLP destacou também os avanços no domínio da Defesa e realçou a realização do exercício “Felino”, que Angola vai acolher em Setembro. A operação vai contar, pela primeira vez, com a presença de observadores do Governo Federal dos Estados Unidos e da NATO. “isso é uma expressão de vitalidade, atenção e importância que estes organismos estão a dar à CPLP”.
TAÇA NELSON MANDELA: PETRO DE LUANDA EMPATA
O Petro de Luanda consentiu um empate a zero no estádio da Cidadela, na capital do país, diante do Club Sportif Sfaxien, da Tunísia, em partida a contar para a primeira-mao da última eliminatória de apuramento para a fase de grupos da Taça Nelson Mandela.
Os Petrolíferos começaram ansiosos a partida e cedo acusaram falta de tranquilidade para finalizar as oportunidades de golo criadas. Falharam várias vezes boas ocasiões para inaugurarem o marcador.
O avançado Santana Carlos, após passar por vários adversários numa jogada individual, desperdiçou a oportunidade de apontar o golo tricolor. O atleta do Eixo Viário controlou mal a bola e permitiu ao guarda-redes tunisino antecipar-se ao lance e afastar o esférico. O mau estado do relvado também ajudou Santana Carlos a falhar.
A equipa tricolor também efectuou vários passes errados e permitiu aos tunisinos chegarem com frequência à baliza de Lama. Muitas vezes com perigo. O meio campo perdeu muitas bolas quando o Petro estava voltado para o ataque e essas desatenções podiam ter sido fatais. O Sfaxien criou alguns embaraços ao último reduto do Petro, mas Lama esteve sempre atento e compensava os erros dos companheiros.
Os tunisinos beneficiaram de algumas oportunidades para marcar, mas faltou eficácia e concentração ao seu ataque, que esteve sempre muito longe da baliza e alguns jogadores mostravam pouca categoria.
Na etapa complementar, a equipa angolana procurou jogar mais rápido no ataque, mas sem consistência nas combinações e finalização.
O médio Job, um dos mais inconformados pelos tricolores, tentou sempre levar a equipa para o ataque, mas algumas vezes exagerou e faltava-lhe o apoio. Mesmo assim, Job encheu o campo com um futebol rápido e vistoso. Em alguns momentos, o craque do Petro trocou os olhos aos defesas tunisinos. Se é verdade que algumas vezes tentou fazer tudo sozinho e com isso perdeu oportunidades para dar a marcar, também é verdade que Job foi o melhor em campo e mostrou que está muitos furos acima dos colegas de equipa, mesmo no capítulo da preparação física.
CAVACO SILVA EM ANGOLA
O Presidente da República portuguesa, Aníbal Cavaco Silva, chegou às 20h20 de domingo, 18/7 a Luanda, onde vai cumprir uma visita oficial de cinco dias a Angola, no quadro do reforço da cooperação entre os dois países.
No aeroporto internacional 4 de Fevereiro, Cavaco Silva, que faz-se acompanhar de p mais de cem empresários portugueses, recebeu cumprimentos de boas vindas do ministro da Reinserção Social, João Baptista Kussumua, e de outros membros do governo e de representantes da missão diplomática do seu país em Angola.
Durante cinco dias, Cavaco Silva vai procurar consolidar a ligação estratégica que Portugal tem com Angola e também explorar outras áreas, como a divulgação da língua portuguesa e a solidariedade.
Vai manter encontros com seu homólogo angolano José Eduardo dos Santos e vai proferir uma palestra subordinada ao tema “ Língua Portuguesa: Afirmação de um Património Comum”.
De acordo com o programa da visita, o chefe de Estado português vai ainda visitar as províncias de Benguela e o Huíla, onde manterá encontros com a comunidade portuguesa aí residente.
A viagem de Aníbal Cavaco Silva termina dia 23 (sexta-feira), com a sua participação na Cimeira dos Chefes de Estado da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).
Portugal, oficialmente República Portuguesa, é um país localizado no sudoeste da Europa, cujo território se situa na zona ocidental da Península Ibérica e em arquipélagos no Atlântico Norte.
Possui uma área total de 92 090 quilómetros quadrados e é a nação mais ocidental do continente europeu. O território português é delimitado a Norte e a Leste por Espanha e a Sul e Oeste pelo Oceano Atlântico, e compreende a parte continental e as regiões autónomas: os arquipélagos dos Açores e da Madeira.
BPC INAUGURA CENTRO DE NEGOCIOS EM LUANDA
O Banco de Poupança e Crédito (BPC) inaugurou sexta-feira última, o seu primeiro Centro de Negócios, para atender empresas, com serviços e produtos financeiros ligados à gestão corrente, transacções, financiamento, investimento e poupança.
Inaugurado pela secretária de Estado das Finanças, Valentina Filipe, o centro vai apoiar negócios de empresas angolanas e estrangeiras, públicas e privadas, dos mais diversos sectores de actividade que actuam no mercado nacional.
Com um custo avaliado em três milhões e 700 mil dólares norte-americanos, o centro vai oferecer serviços como depósitos à ordem, conta corrente caucionada e adiantamento, transferências, crédito documentário ou carta de crédito de exportação e importação, garantia bancária, garantia por aval, cobranças documentais e carta de crédito em standby.
Depósitos a prazo, soluções de investimento de curto, médio e longo prazo, para modernização, aquisição de equipamentos, frotas, remodelação e aquisição de instalações, títulos do Banco Central e títulos da dívida pública (Bilhetes do Tesouro) constituem também produtos do Centro de Negócios.
De acordo com a administradora do BPC, Fátima Silveira, em declarações à imprensa após a inauguração, o objectivo é apoiar as crescentes solicitações financeiras da dinâmica de crescimento de Angola, com soluções para acrescentar valor aos negócios e impulsionar o crescimento económico.
sábado, 17 de julho de 2010
OMAR EL-BÉCHIR ACUSADO DE GENOCÍDIO PELO TPI
O Tribunal Penal Internacional (TPI) acusa agora o Presidente sudanês, Omar el Béchir do crime de genocídio contra as três principais etnias de Darfour, lê-se numa notícia publicada esta segunda feira, 12, no site da revista Jeune Afrique.
Assim, o crime de genocídio faz parte das acusações mais graves a figurar no mandato de captura emitido pelo Tribunal Penal Internacional contra Omar el-Béchir.
Ele está acusado de “genocídio, morte e atentados graves à integridade física, ou mental, bem como pela subsmissão intencional às piores condições de existência com o intuito de provocar a destruição física do grupo”. Estas práticas recairam sobre as três três principais etinias de Darfour :os Four, os Masalit e os Zaghawa.
Trata-se de uma acusação que vem complementar as anteriores, sem as anular. Em Março de 2009, os juizes do TPI, suportados numa resolução do Conselho de Segurança das Nasções Unidas, datada de 2005 decidiram-se pela acusação a Béchir de cinco tipos crimes contra a humanidade (assassínio, extermínio, deslocações forçadas, tortura e violação) e ainda por dois crimes de guerra (comando de ataques intencionais contra civis e pilhagem).
Razões para a acusação de genocídio
Á época da primeira acusação, o crime de genocídio não havia sido citado. Para o procurador do TPI, Luis Moreno Ocampo, os juizes exigiram provas de genocídio irrefutaveis, a luz do tratado ou estatuto de Roma, o acto fundador do Tribunal. A 6 Julho de 2009, o procurador decidiu recorrer, tendo os juizes reunido em Fevereiro de 2010 para analisar a pertinéncia da acusação de genocídio.
Apesar de se tratar da primeira acusação de crime de genocídio do TPI, esta acusação, por sí só, não significa que se venha a tornar mais fácil a execução do mandato de captura. Depois da reeleição de Omar el Béchir em Abril de 2010, a maioria dos países africanos – incluindo os signatários do TPI – não se têm mostrado particularmente obrigados a cumprir esta sua obrigação
sexta-feira, 16 de julho de 2010
ESTRADAS FRONTEIRIÇAS REABILITADAS EM CABINDA
A estrada que liga a Fronteira do Iema, com a RDC, e o Aeroporto de Cabinda ao mercado de S. Pedro, acaba de ser reabilitada, melhorando assim a circulação automóvel no perímetro de 5 Quilómetros.
A via rodoviária possuía anteriormente 6 metros de largura, foi agora alargada para 11 metros, e vai beneficiar de nova iluminação pública, novos passeios, e uma rotunda junto ao mercado S. Pedro, que também terá nova imagem.
Segundo o Director Provincial do INEA em Cabinda, Adelino Manuel Jacinto, os restantes 17 Quilómetros que ligam o referido Mercado, a Fronteira do Iema, também beneficiaram de obras de melhoramento.
Já a Estrada internacional Cacongo – Massabi, conta já com um novo tapete asfáltico nos 20 dos 40 Quilómetros que a via apresenta.
“Nós achamos por bem reforçar o tapete asfáltico da via do Massabi, que antigamente tinha 5 centímetros de espessura e hoje já tem 8 centímetros”, informou o Responsável, a Reportagem da TPA.
NOVA FABRICA DE AGUA MINERAL NO HUAMBO
A província do Huambo vai contar nos próximos tempos uma fábrica para enchimento de água mineral. A unidade fabril terá capacidade para produzir 14 mil litros hora.
A fábrica que vai empregar cerca de 150 pessoas, a mesma está localizada na comuna de Chipipa.
Fonte próxima a direcção da Fábrica, Dezembro é o mês apontado para o arranque das actividades, numa altura em que se começa a aplicar o equipamento.
Neste momento, estamos a montar a parte eléctrica para facilitar então a montagem dos equipamentos.
Entretanto, 60 porcento de todo equipamento já se encontra na província, faltando somente 40 que chega a província nos próximos dias.
USD 20 MILHOES PARA CONSTRUÇÃO DA PONTE NO PORTO DE CABINDA
A construção da Ponte cais do Porto de Cabinda, vai gastar cerca de 20 milhões de dólares, e será executada por uma empresa chinesa, com base numa parceria já oficializada com o Governo local.
A obra que terá a coordenação do Ministério dos Transportes, do Instituto Marítimo e Portuário angolano e da Empresa Portuária de Cabinda, vai aumentar o manejo e produtividade do Porto, permitindo a atracagem de dois Navios, de 130 metros de cumprimento.
O prazo para a execução da empreitada é de 9 meses, e irá edificar as duas partes da estrutura que são o Pontão e a Ponte de aço, que serão fabricadas na China, para posteriormente serem transladadas ao país.
Pontes metálicas de amarração e ponte fixa em estrutura mista de Betão e Metal, vão futuramente possibilitar a movimentação em serviço, de carga e descarga dos meios rolantes, como veículos e empilhadoras para estiva.
A dimensão da Ponte será de 319 metros de cumprimento, 32 de largura e 5 metros para cada faixa do topo da plataforma de operações.
Por outro lado, o Governador de Cabinda, Mawete João Baptista, avançou que para além deste projecto estará igualmente em andamento as operações para a construção do novo Porto de Águas profundas da Província.
Por fim, o Ministro dos Transportes Augusto da Silva Tomás e o Governador local, procederam ao lançamento da primeira pedra para o arranque da obra.
CLUB SPORTIF SFAXIEN DA TUNISIA EM LUANDA
O Club Sportif Sfaxien da Tunísia, chegou já a Luanda, na tarde de Quinta – feira, 15/07, a fim de defrontar o Petro de Luanda, na Cidadela Desportiva, Sábado, a contar para a primeira mão da última eliminatória de acesso à Taça CAF.
Á sua chegada, o Técnico do Clube, Ramaldy Fatha, disse a Reportagem da TPA, que os seus pupilos foram orientados inicialmente a jogar na defensiva para posteriormente surpreender os petrolíferos.
A Caravana tunisina, que desembarcou no Aeroporto Internacional 04 de Fevereiro, é composta por 36 elementos, entre dirigentes, técnicos e jogadores.
Já se sabe que, o trio de arbitragem é proveniente do Mali, Sidibe Ousmane é o juiz principal, tendo como auxiliares Berthé Moumin e Traoré Fousseyni, enquanto o nigeriano Austin Akosa desempenhará as funções de comissário ao jogo.
De notar que, o Petro de Luanda, foi eliminado da “corrida” à fase de grupos da Liga dos Clubes Campeões de África pelo JS Kabily da Argélia, e baixou para disputar a entrada na Taça da Confederação.
REVISTA ANGOLANA DE SOCIOLOGIA
Uma Revista Angolana de Sociologia, RAS, foi lançada em Luanda, e vai publicar textos de autores angolanos e estrangeiros, que reflictam o pensamento dos sociólogos sobre as mudanças sócio – políticas e económicas do país.
A publicação pretende trazer a debate fenómenos da actualidade social angolana, a fim de contribuir para o desafio diário dos sociólogos que se propõem em apoiar na resolução dos problemas que afligem o dia – dia, dos cidadãos.
Segundo o Director da RAS, Victor Kajibanga, pretende-se desta forma fomentar o debate de ideias, bem como a produção e reprodução de saberes, que se apresentam como fragilidades da academia angolana.
De notar que, a revista que vai custar 3 mil Kwanzas, terá periodicidade semestral e conta já com três volumes publicados.
terça-feira, 13 de julho de 2010
MILLENIUM ABRE NOVO BALCÃO EL LUANDA
TPA Millennium abre novo balcão em Luanda |
O Banco Millennium Angola abriu um novo balcão nos Coqueiros, em Luanda, no âmbito da sua estratégia de expansão da actividade a nível do país. De acordo com um comunicado de imprensa da instituição financeira, o novo balcão proporcionou oito novos postos de trabalho. Com a abertura desta agência, o Millennium Angola alarga a sua rede comercial para 29 balcões no país, cobrindo já dez províncias: Luanda, Benguela, Huambo, Zaire, Huíla, Cabinda, Bié, Kwanza Sul, Malanje e Namibe. |
SELECÇÃO DE BASQUETEBOL ADIA VIAGEM AOS USA
TPA Basquetebol: Adiada viagem da selecção nacional aos Estados Unidos |
Inicialmente prevista para esta Terça – feira, 13/7, a viagem da selecção nacional sénior masculina de basquetebol aos Estados Unidos da América para um estágio visando o mundial deste ano foi adiada “sine die”, por questões burocráticas, soube-se esta tarde, em Luanda. A selecção angolana prepara a sua participação no campeonato do mundo, a decorrer de 28 de Agosto a 12 de Setembro, na Turquia, e esta manhã realizou, no pavilhão do Rio Seco, o primeiro treino em Luanda, depois de ter regressado da província de Cabinda, onde iniciou o ciclo preparatório. De acordo o com o seu treinador adjunto, Paulo Macedo, que falava à Rádio-5, o grupo trabalhou os aspectos técnicos e tácticos e continuará a trabalhar arduamente, dando cumprimento ao plano iniciado a semana passada na província mais ao norte do país.~ Para além dos EUA, o “cinco nacionais” vai passar pelo Brasil, onde participa num torneio internacional. |
SONANGOL DESCOBRE NOVO CAMPO PETROLIFERO
TPA Sonangol descobre novo campo petrolífero |
A Sociedade Nacional de Combustíveis de Angola (SONANGOL E) e a ENI Angola anunciaram, no domingo, uma nova descoberta de Petróleo no Bloco15/06, em águas profundas do offshore angolano. De acordo com um comunicado da empresa petrolífera angolana, o poço descoberto, ‘Cabaça SE-1’, localizado a cerca de 100 quilómetros da costa angolana, foi perfurado numa lâmina de água de 470 metros, até à profundidade total de 4.221 metros abaixo do nível do mar. Este poço não foi testado, mas, de acordo com o documento, está planificado, para o terceiro trimestre deste ano, a perfuração de um poço de avaliação, com o objectivo de delinear e testar esta descoberta de petróleo. A Sonangol é a Concessionária do Bloco 15/06. A ENI Angola, como operadora do Bloco, detém 35 por cento de interesses. Os parceiros do Bloco 15/06 são a Sonangol P&P (15 por cento), a SSI Fifteen Limited (20 por cento), a TOTAL E&P (15 por cento), a Falcon Oil Holding Angola SA (5 por cento), Petrobrás Internacional Braspetro B.V. (5 por cento) e a Statoil Angola Block 15/06 Award AS (5 por cento). |
segunda-feira, 12 de julho de 2010
POPULAÇÃO DO BENGO AUMENTA 10%
| TPA População do Bengo aumenta em mais de 10 porcento |
No Bengo, a população aumentou em mais de 10 porcento nos últimos 5 anos. De acordo com Instituto Nacional de Estatística (INE), o aumento da taxa de natalidade e a redução da mortalidade infantil, estão na base do aumento demográfico ao nível da província. Com 500 mil habitantes, a província apresenta uma taxa de crescimento médio anual de 3,1 porcento. Diariamente, a maternidade do Hospital provincial regista mais de 15 partos. De Janeiro à Junho deste ano, o livro de registo, assinalou o nascimento 906 crianças. Segundo a parteira Deolinda da Costa, responsável da unidade hospital, a taxa de fertilidade das mulheres na província do Bengo é de 6 filhos. Devidas as consultas pré-natais, os partos decorrem com normalidade, daí o aumento da população. |