domingo, 10 de outubro de 2010

NGONGUITA DIOGO LANÇA NOVO LIVRO

Weza, A Princesa” é o título do segundo trabalho literário infanto-juvenil da escritora Ngonguita Diogo, heterónimo literário de Etelvina da Conceição Alfredo Diogo, que vai ser apresentado ao público na próxima quarta-feira, às 17 horas, no Cefojor em Luanda.
Ngonguita Diogo disse ao nosso jornal que o livro “Weza, A Princesa” tem como objectivo educar e ajudar adolescentes e jovens a mudarem de comportamento, assumindo respeito pelos mais velhos e pelas tradições e para evitarem sentimentos de vingança, pois Deus é a solução.
A escritora revelou ainda que a história da personagem Weza, a Princesa, reflecte uma representação simbólica da vivência bantu.
Ngonguita explora a oralidade através dos sonhos que constroem fantasias, daí surge a transfiguração da beleza extraordinária da rainha Kyeza, ou simplesmente a beleza da sua filha Weza, a princesa que seduz corações de reis. Para a escritora, antigamente eram os pais que escolhiam o genro ou a nora, como aconteceu com Weza e o seu príncipe Kamweji.
De acordo com Ngonguita Diogo os livros infantis têm mais venda do que os livros para adultos por serem mais leves na narração e na linguagem. Hoje, afirma, a escritora, as crianças e os adolescentes já se interessam por livros e não só pelas ilustrações porque encontram mensagens interessantes capazes de mudarem os seus comportamentos.
Ngonguita Diogo nasceu na cidade de Ndalatando. A primeira obra que publicou foi “No Mbinda o ouro é sangue”.

Sem comentários: