segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

MUDANÇAS NA COMPOSIÇÃO DO NOVO EXECUTIVO EM ANGOLA


As mudanças no novo executivo angolano!

O novo Governo de Angola mantém os seus objectivos que é a estabilidade política e económica do País. Neste executivo, foram criados novos ministérios bem como a extinção de outros.

A principal novidade está entretanto, no tamanho em comparação com o governo ainda vigente. O novo elenco governamental indicado traz um Vice – presidente, 3 ministros de Estado, um chefe da Casa Civil e Militar, Coordenação Económica e um Ministro para os Assuntos Parlamentares.

O governo que toma posse esta Segunda-feira, 8/2, terá 30 Ministérios e 8 Secretarias de Estado. Em relação ao Governo cessante, há mais 5 Secretarias de Estado, perfazendo 8 no total.

Já em relação aos Vice – ministros, são agora 34 contra os 56 do anterior executivo.

Se no antigo Governo, as designações iam de Ministro, Vice – Ministro e Secretários de Estado, no actual vão de Ministro de Estado, Ministro, Vice – Ministro e Secretario de Estado.

O novo executivo não vai contar com o Ministério das Obras Pública, excluindo ainda o da Geologia e Minas e abdica do das Pescas. O do Comércio funde-se com o do Turismo e Agricultura com o das Pescas.

A geologia e Minas funde-se com a Industria e o Ministério do Interior avança com 5 Vice – Ministros.

O ministério da Economia passa a designar – se da Coordenação Económica e conta com um Secretario de Estado. O das Finanças mantém – se, mas no lugar de Vice-Ministro revela-se com 3 Secretários de Estado, sendo um das Finanças, Orçamento e um para o Tesouro.

O Ministério das Administração do Território, torna os Vice – mais especializados, o 1º é para os Assuntos Institucionais e o 2º para Administração Local.

Nas relações exteriores, os Vice passam a Secretários de Estado. Na comunicação Social tudo mantém-se com um único Vice - ministro apenas.

Neste governo, já não haverá ministros sem pasta mas há a secretaria de Estado para os Direitos Humanos.

tpa

Sem comentários: