sexta-feira, 19 de fevereiro de 2010

CASO BNA - 15 MILHÕES RETIDOS EM PORTUGAL





pgr3Ajuda da população levou à detenção de dois dos cinco foragidos TPA

O procurador geral da República, João Maria de Sousa, mostrou-se satisfeito com a colaboração da população em resposta aos mandados de captura emitidos nos últimos dias contra cinco cidadãos suspeitos de terem participado do crime de envio, de forma fraudulenta, de dinheiro para o exterior do país. João Maria de Sousa disse que ao divulgar os mandados de captura nos órgãos de comunicação social existe sempre a possibilidade de receber a colaboração da população, porque as pessoas estão refugiadas em algum local onde acabam por ser vista por alguém e denunciadas.

Fruto desta colaboração, explicou, foram detidos já, dos cinco mandados divulgados, os cidadãos Francisco Gomes Mangumbala, funcionário do BNA, e Sérgio José Joaquim “Zezito”, que acabou por ser capturado na cidade do Lubango, província da Huíla.

João Maria de Sousa disse também que não existe até ao momento, no quadro deste processo, familiares de ex-governantes detidos por ordem da Procuradoria-geral da República (PGR) como tem sido divulgados em muitos órgãos.

O procurador acrescentou que a investigação destes crimes transcende as fronteiras nacionais, e por isso, têm sido mantidos contactos com autoridades de outros países, nomeadamente através do envio de cartas rogatórias e mesmo de contactos realizados pela Interpol Angola com as suas congéneres nos países onde estão sediadas algumas contas para as quais foram transferidas valores pela via criminal.

Recorde-se que no quadro deste processo, encontram-se detidas 18 pessoas, que são acusadas de, só no período de Setembro a Novembro de 2009, terem desfalcado o tesouro nacional em cerca de USD 137 milhões, dos quais mais de USD 98 milhões foram já recuperados e 15 milhões estão retidos em Portugal.

TPA

Sem comentários: