quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

KUANZA - MOEDA ANGOLANA CONTINUA EM QUEDA

Desvalorização do Kwanza

A moeda nacional, o Kwanza, continua a desvalorizar-se cada vez mais face ao dólar. Há mais de seis meses que regista oscilações frequentes, permitindo assim uma acentuada depreciação do Kwanza. Se antes se mantinha estável, entre os 77 a compra e 78 a venda, referência do Banco Central, hoje a diferença é discrepante.
Nesta senda, o Banco Central vendeu ontem a moeda estrangeira a 90.5 kwanzas e a compra a 90 kwanzas. Numa ronda efectuada por alguns bancos comerciais e Casas de Câmbio em Luanda pôde constatar-se a existência das mais variadas taxas de troca.
Bancos comerciais como o Totta de Angola e casas de câmbio como a Nova Câmbio tinham das taxas mais alta do mercado financeiro. Nestas instituições, o dólar estava a ser vendido a 99 kwanzas e comprado a 95, no segundo caso, enquanto o Totta de Angola vendia a 96 e comprava a 90.
Em bancos como o BIC e o BFA, as taxas eram quase similares. O BIC estava a vender a nota a 94 e a comprar a 89, uma das taxas mais baixas em relação ao Banco Central. O BFA estava a comprar a 89 e a vender a 93.
A diferença de spread entre a taxa de câmbio oficial e a do mercado informal, isto é, as kinguilas, continua ser imensa. Estão a vender a nota de 100 dólares entre 9.900 a dez mil kwanzas e a comprar ente 9.400 e 9.500 kwanzas. Entretanto, o governo angolano, na pessoa do Ministro de Estado da Coordenação Económica, Manuel Júnior, já tinha garantido o ano passado que a situação estava controlada. Segundo o ministro, a flutuação que se regista no mercado de câmbio era perfeitamente entendível e controlável.
Na sua visão a situação só seria considerada preocupante, caso o Governo não tivesse tomado algumas medidas restritivas, “no momento apropriado e de modo adequado”, o que permite hoje “viver com esta estabilidade macroeconómica”. Para este ano, está prevista uma taxa de inflação anual de 13 por cento e uma taxa de câmbio média de 88 kwanzas por um dólar.

Sem comentários: