quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

RECOLHA DE LIXO EM LUANDA COM NOVAS REGRAS


O Governo Provincial de Luanda (GPL) vai definir regras, procedimentos e alteração de metodologias quanto à recolha de lixo no município de Viana, disse ontem a vice-governadora para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas.
Carla Ribeiro, que falava no final de uma visita que o governador de Luanda, José Maria dos Santos, realizou àquele município, admitiu que, de modo geral, o desempenho das empresas contratadas não é dos melhores, mas que estão em curso medidas no sentido de melhorar a relação com as operadoras.
"Não vamos mudar as empresas de imediato, porque pode não ser a melhor via, mas vamos trabalhar mais com elas, chamá-las à responsabilidade para aferir melhor os resultados financeiros", disse. 
Carla Ribeiro disse também que o GPL está a trabalhar na elaboração de um plano director de saneamento de Luanda e que para atenuar a situação têm sido realizados trabalhos paliativos para que a população possa viver num ambiente melhor. Lembrou que a população cresceu muito em Luanda e que existe toda a necessidade de se melhorar as condições de vida. 
Carla Ribeiro disse igualmente que o cidadão deve estar consciente que tem direitos, mas também deveres e alertou que a governação vai actuar com benevolência e exigência.
 
Participação comunitária

Apesar de o município da Samba possuir alguma requalificação, com vias mais organizadas e casas melhor concebidas, a vice-governadora para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas disse que a situação de recolha do lixo se assemelha à dos outros municípios. Acrescentou que ainda se verificam ruas intransitáveis por acumulados de lixo.
Carla Ribeiro elogiou a participação da brigada de intervenção comunitária no trabalho de limpeza nos bairros e referiu que a situação de saneamento na Samba registou melhorias em comparação com a última visita realizada. 
"Se funciona com a participação da comunidade é sinal de que estamos em condições de fazer melhor com a participação desta e com o exercício do poder local", disse.
Durante a jornada de campo que ontem realizou aos dois municípios, José Maria dos Santos e a sua equipa passaram pelo projecto de auto-construção dirigida, no Zango III, ravina do bairro Caop B e nas obras do centro de saúde de Viana, no quilómetro nove. No município da Samba esteve nas ruas do Comissariado, Augusta e da Antena.

Sem comentários: