quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

MUSEU DO DUNDO ESPERA POR REABERTURA

O director provincial da Cultura na Lunda-Norte, considerou no Dundo, importante a conjugação de esforços para a reabertura do museu local, tendo em conta a sua dimensão social, cultural e científica no contexto angolano e no do estudo dos hábitos e costumes dos povos da região leste do país. 
Costa Muacahiana, que falava na tradicional cerimónia de cumprimentos de fim ano, disse que as obras de reabilitação do edifício já estão concluídas. Assegurou que a partir de Janeiro do próximo ano, começam a chegar à província os materiais para a conservação das mais de dez mil peças que serão expostas nas novas vitrinas do museu. 
Além da questão dos materiais museográficos, referiu Costa Muacahiana, o Ministério da Cultura está a desencadear esforços para a vinda de técnicos cenográficos de nacionalidade portuguesa, que irão trabalhar na inventariação e classificação das peças. 
"Estamos a trabalhar junto do Ministério da Cultura para a montagem de uma nova exposição permanente que vai permitir a reabertura ao público do museu do Dundo". Disse o responsável. 
Sublinhou que, para além da biblioteca, prevê-se a instalação da Internet, para que os visitantes possam ter acesso a mais informações sobre a cultura dos povos da região leste do país. 
Criado pela Ex-Diamang em 1948 e encerrado há cerca de sete anos ao público, o museu do Dundo contém três áreas de investigação, Etnografia, História Natural e Arqueologia.

Sem comentários: