quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

KERO ENTRA NO MERCADO DA DISTRIBUIÇÃO



Trata-se da maior superfície de venda retalhista em Angola. O acesso ao hiper é coberto por um imponente volume completamente alvo, onde o logo circular, verde e branco, do Kero , surge estampado em relevo. Este elemento destaca -se do conjunto edificado, onde predomina o azul petróleo. A porta principal é encimada pelas boas-vindas ao cliente. Se fizer uma ligeira pausa antes de transpor a franquia da loja e der uma espreitadela para a sua esquerda descobrirá uma fileira de caixas que vão até ao limite do olhar: a sua missão é facilitar o pagamento à saída.

Frente à entrada, alongase-se, pela esquerda, uma galeria de lojas abrangendo múltiplos serviços, desde serviços bancários a lavandarias, passando por lojas de telecomunicações. Já lá estão o Atlântico, com terminais multicaixa, um cambista e a Movicel. À direita impõe-seo balcão de apoio ao cliente.

Depois é só franquear a maior nave de vendas do país, com, nada menos nada mais que 7. 500 metros quadrados, a qual, uma vez mais,o acolhe com as boasvindas. O lay-out foi escrupulosamente desenhado “by the book”, ou seja, como mandam as regras.

À direita, em prateleiras perpendiculares ao corredor que desemboca nos produtos de maiores dimensões e atracção visual, como enormes plasmas e LCD ́s. Esta área de venda agrupaa informática e telecomunicações, som e imagem e electrodomésticos. Prosseguindo até ao fundo do corredor deparamo-nos com umas mesas simples para uma pausa, um café, um pequeno revigoramento.

Estamos no topo da loja. Ao percorrê-lo passamos pela pastelaria e padaria, “take-away”, charcutaria, peixaria, talho. No final, a kitanda, fazendo esquina com as frutas e legumes. Seguem-se o gelo e gelados, e a a secção que aloja as bebidas. Estas secções emolduram a zona de produtos congelados. Ao longo dos corredores algumas arcas vão disponibilizando o sortido fresco.

As gôndolas, dispostas a partir do corredor das caixas, atravessam, num paralelismo sem mácula, todo o espaço, apresentando sempre, no respectivo topo, promoções especiais ou destaques.

Não escapa nada ao sortido: mercearia, bebidas e águas, matinais, garrafeira (bem apetrechada), têxteis (para adultos e juvenil), têxteis para o lar, papelaria, brinquedos, produtos de higiene e limpeza.

Os produtos de higiene pessoal e cosmética merecem um espaço especial: as gôndolas dispõem-se num ligeiro arco, tornando mais acolhedor um a zona por onde, aqui e ali, irrompem ilhas com produtos especializados.

Também a secção dedicada ao têxtil apresenta um ar mais descontraído, aproximando o produto do consumidor, que assim poderá dar mais asas à sua imaginação. E depois de pegar no que quis dos 20 mil artigos expostos ao longo da sua visita é pagar: dispõe de 35 caixas para fazê-lo.

E se deixou a sua viatura num dos 600 lugares disponíveis que o parque de estacionamento alberga, meta as compras na mala, a chave na ignição e rume ao seu destino, pois não tem mais nada a pagar.


1 comentário:

Luís Rochinha disse...

Localização, por favor?