sábado, 27 de novembro de 2010

REMODELAÇÃO NO GOVERNO EM ANGOLA


O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, usando da faculdade que lhe é conferida pela Constituição, procedeu ontem, em Luanda, a um reajustamento governamental.
Segundo uma nota da Casa Civil da Presidência da República, foram exonerados Assunção Afonso dos Anjos, do cargo de ministro das Relações Exteriores, José dos Santos da Silva Ferreira, do cargo de ministro do Urbanismo e Construção, Francisca do Espírito Santo, do cargo de governadora de Luanda, e George Rebelo Chicoti, do cargo de secretário de Estado das Relações Exteriores.
Foram ainda exonerados Carla Leitão Ribeiro de Sousa, do cargo de vice-ministra dos Transportes para os Transportes Rodoviários, Carlos Alberto Teixeira de Alva Sequeira Bragança, do cargo de vice-ministro das Relações Exteriores para a Administração e Finanças, e Graciano Francisco Domingos, do cargo de vice-ministro da Administração do Território.
A nota dá ainda a conhecer a exoneração de Piedade Samuel Hebo Benze, do cargo de vice-governadora da província do Uíge para a Esfera Social, Nazário Pedro Vilhena Bomba, do cargo de vice-governador da mesma província para o Sector de Organização e Serviços Técnicos, José Maria Ferraz dos Santos, do cargo de vice-governador do Kuando-Kubango, e António Ferraz dos Santos Van-Dúnem, do cargo de vice-governador do Bengo.
Foram também exonerados Bento dos Santos Fragoso Soito, do cargo de vice-governador de Luanda para a Área Técnica, Francisco Domingos, do cargo de vice-governador de Luanda para a Área Económica, Victória Francisca da Conceição Correia, do cargo de vice-governadora da Huíla para a Organização e Serviços Técnicos, Fernando Pontes Pereira, do cargo de vice-governador da Huíla para a Esfera Económica, Feliciano Lopes Toco, do cargo de vice-governador de Cabinda, e António Manuel Gime, do cargo de vice-governador da mesma província.
O reajuste atingiu também a diplomacia. Assim, Rui Jorge Carneiro Mangueira foi exonerado do cargo de embaixador de Angola nos Emiratos Árabes Unidos e Manuel Domingos Augusto, do cargo de embaixador na República da Etiópia e junto da União Africana.

Nomeações

A nota da Casa Civil da Presidência da República informa que, por outro lado, o Presidente da República nomeou, por decreto, George Rebelo Chicoti, para o cargo de ministro das Relações Exteriores, Fernando Alberto de Lemos Soares da Fonseca, para o cargo de ministro do Urbanismo e Construção, e José Maria Ferraz dos Santos, para o cargo de governador da província de Luanda.
Manuel Domingos Augusto foi nomeado para o cargo de secretário de Estado das Relações Exteriores e Rui Jorge Carneiro Mangueira para secretário de Estado das Relações Exteriores para a Organização Administrativa.
Domingos Guilherme é o novo vice-governador do Bengo para o Sector Económico, Elvira Peregrina de Jesus Van-Dúnem, vice-governadora do Bengo para o Sector Político e Social, Pedro Jorge Bessa Neto, vice-governador da mesma província para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas. Ana Maria Mvuayi foi nomeada para o cargo de vice-governadora do Bié para o Sector  Económico, Afonso Jorge Chipoia Assafe, para o cargo de vice-governador da mesma província para o Sector Político e Social.
Andrade Adolfo mantém-se na província do Bié, mas agora como vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas e Agostinho Estevão Felizardo foi nomeado para o cargo de vice-governador de Benguela para o Sector  Económico. Ainda para a mesma província, Eliseu Epalanga Domingos e Henrique António Calengue foram nomeados para os cargos de vice-governador para o Sector Político e Social e vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas, respectivamente.Foram ainda nomeados: Macário Romão Lembe, para o cargo de vice-governador de Cabinda para o Sector Económico; Aldina Matilde de Barros da Lomba, para vice-governadora de Cabinda para o Sector Político e Social e Vicente Télica, para o cargo de vice-governador de Cabinda para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas, António dos Santos Candeiro, para o cargo de vice-governador do Cunene para o Sector  Económico, Jerónimo Haleinge, para o cargo de vice-governador do Cunene para o Sector Político e Social, e Cristino Mário Ndeitunga, para o cargo de vice-governador do Cunene para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas.
Manuel de Abreu Pereira da Silva foi nomeado para o cargo de vice-governador da província do Kuanza-Norte para o Sector  Económico, José Alberto Quipungo, para vice-governador da mesma província para o Sector Político e Social, Erlindo Ernesto Lidador, para vice-governador do Kuanza-Norte para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas.
Para o Kuanza-Sul, Mateus Alves Morais de Brito foi nomeado vice-governador para o Sector  Económico; Fernanda Cabral de Almeida, para vice-governadora para o Sector Político e Social, e Augusto Neto Sakongo, para vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas.
Verónica Mutango Adolfo foi nomeada para o cargo de vice-governadora da província do Kuando-Kubango para o Sector  Económico, para onde foram nomeados igualmente: Pedro Carmelo, para o cargo de vice-governador para o Sector Político e Social, e Simão Baptista, para vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas.
Para o Huambo, Henriques David Deolindo Barbosa foi nomeado para o cargo de vice-governador para o Sector Económico, Lotti Nolika, para vice-governadora para o Sector Político e Social, e José Paulo Kai, para vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas.
Sérgio da Cunha Velho foi nomeado para o cargo de vice-governador da Huíla para o Sector Económico. Para a mesma província, foram ainda nomeados: José Arão Nataniel Chissonde e Nuno Bernabé Mahapi Dala para os cargos de vice-governadores para o Sector Político e Social e para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas, respectivamente.
Manuel Ventura Catraio é o novo vice-governador de Luanda para o Sector Económico. Jovelina Alfredo António Imperial mantém-se no governo da capital do país, agora como vice-governadora para o Sector Político e Social. Ainda em Luanda, foram nomeados Graciano Francisco Domingos, para o cargo de vice-governador para o Sector de Organização Administrativa, e Carla Leitão Ribeiro de Sousa, para vice-governadora para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas. Para a Lunda-Norte, foram nomeados Porfírio Manuel Ipupo Muacassange, para o cargo de vice-governador para o Sector Económico, Moisés Chingongo, para vice-governador para o Sector Político e Social, e Lino dos Santos, para vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas.
Para a Lunda-Sul foram nomeados Armando Jorge Segunda-Feira, para o cargo de vice-governador para o Sector  Económico, Domingos Kajama, para vice-governador para o Sector Político e Social, e António Jorge Teixeira, para vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas.
Francisco Cambango foi nomeado vice-governador do Moxico para o Sector Económico. Para a mesma província foram ainda nomeados: Adriana Sofia Cacuassa Bento, para vice-governadora para o Sector Político e Social, e Manuel Lituai, para vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas.
Para a província de Malange, foram nomeados António David Dias da Silva, para o cargo de vice-governador para o Sector Económico, Alice Elisa dos Santos Martins Van-Dúnem, para vice-governadora para o Sector Político e Social, e Conceição Luís Cristóvão, para o cargo de vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas.
Alcides Gomes Cabral é o novo vice-Governador da província do Namibe para o Sector Económico. Para a mesma província foram ainda nomeados: Maria dos Anjos Mahove, para o cargo de vice-governadora para o Sector Político e Social, e António Correia, para vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas.
Também foram nomeados Manuel Correia Victor, para vice-governador do Uíge para o Sector Económico, Maria Fernandes da Silva e Silva, para vice-governadora do Uíge para o Sector Político e Social, e Afonso Luviluku, para vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas.
Para a província do Zaire, foram nomeados Francisco Komba, para vice-governador para o Sector Económico, Rogério Eduardo Zabila, para vice-governador para o Sector Político e Social, e Kilele Wa Tshama, para o cargo de vice-governador para os Serviços Técnicos e Infra-Estruturas.
A nota dá ainda a conhecer que Bento dos Santos Fragoso Soito foi nomeado para o cargo de director do Gabinete Técnico de Reconversão Urbana do Cazenga e Sambizanga.

Sem comentários: