domingo, 7 de novembro de 2010

FABRICA DE DESCAROÇAMENTO E EMBALAGEM DE ALGODÃO INAUGURADA NA QUIPELA - SUMBE


Uma fábrica para descaroçamento de sementes e embalagem de algodão foi inaugurada ontem, na localidade de Quipela, arredores da cidade do Sumbe, província do Kwanza-Sul, pelo ministro da Agricultura, do Desenvolvimento Rural e das Pescas, Pedro Canga.
No acto de inauguração o ministro Pedro Canga, ladeado pelo governador da província do Kwanza-Sul, Serafim Maria do Prado, disse que com a instalação da unidade fabril deu-se um passo importante para o relançamento da produção do algodão, matéria-prima para o fabrico de tecido para as unidades têxteis do país.
Pedro Canga afirmou que este é um dos sucessos das parcerias público-privadas na base dos investimentos no domínio produtivo, que o Executivo pretende para o desenvolvimento da produção no país.
O governante adiantou que nesta localidade está a surgir um perímetro irrigado cujas infraestruturas estão a ser construídas com recursos públicos. Acrescentou que a vocação principal do empreendimento é a produção de algodão pelos camponeses de pequenas e médias fazendas. Com esta fábrica de descaroçamento nasce a esperança de muitos camponeses, que têm no cultivo do algodão e de outras culturas uma importante fonte de rendimento para a melhoria das condições de vida.
O presidente da Africa-sementes, o empresário Luís Faceira, sublinhou que a empresa, de direito privado, resulta de um consórcio entre a espanhola Euro Simides e a angolana Mundo Verde. Para a instalação da fábrica, disse, foram necessários cerca de 6 milhões de dólares, financiados pelo Banco de Desenvolvimento Africano, com o apoio do Banco Internacional de Crédito. Luís Faceira assegurou que o grande objectivo da implementação da fábrica é revitalizar o produto no país, particularmente na província do Kwanza-Sul, anteriormente celeiro na produção de algodão.
A fábrica, com capacidade de produção de 10 toneladas hora, localiza-se na área da Quipela, que dista a 17 quilómetros da cidade do Sumbe e conta com 20 trabalhadores.

Sem comentários: