sábado, 13 de novembro de 2010

FABRICA DA CUCA NO HUAMBO VOLTA PRODUZIR EM FORÇA


O ministro da Indústria, Geologia e Minas, Joaquim David inaugurou ontem, na cidade do Huambo, a Nova Companhia de Cerveja do Huambo (NOCEBO), depois de vários anos de paralisação.
A inauguração da unidade industrial, enquadra-se no âmbito das festividades do dia da Independência Nacional.
As obras começaram em 2007 e custaram 61 milhões de dólares. O projecto é da iniciativa privada, com o Grupo Mbakassy e Castel em parceria com o Executivo. 
A fábrica tem uma capacidade de enchimento de 35 mil garrafas por hora, num total de 15 a 20 mil grades por dia e vai funcionar em laboração contínua, durante toda a semana. “A capacidade de produção mensal é de 40 mil hectolitros (quatro milhões de litros)”. 
Cristian Mariette, director da Nova Companhia de Cerveja do Huambo disse que a unidade fabril tem um efectivo de 207 empregados, na sua maioria jovens, que receberam formação para garantir o funcionamento da empresa com elevados volumes de produção. 
Do total de trabalhadores, acrescentou Cristian Mariette, 150 fazem outros trabalhos como serviço de refeições, transportes, jardinagem, limpeza de espaços verdes e trabalhos gerais. Todos beneficiam de regalias sociais, entre alimentação, transporte e protecção médica para toda a família, através do Centro Médico aberto dentro da fábrica.
O ministro da Indústria e Geologia e Minas, Joaquim David, referiu que a fábrica da Cuca na cidade do Huambo funciona desde os tempos antigos: “já viveu tempos de esplendor e foi um símbolo do Planalto Central pela sua capacidade produtiva”.  Joaquim David considerou a abertura da fábrica do Planalto Central “um momento histórico, pelo facto de marcar um passo significativo para o crescimento sócio-económico da província do Huambo. Esta unidade industrial é fruto dos ganhos da independência, durante os 35 anos que somos donos do nosso país”, sublinhou o ministro.
A Nova Companhia de Cerveja do Huambo tem gestão francesa do Grupo Castel. A unidade tem áreas de produção, fermentação, filtração, enchimento, brassagem, laboratório, departamento de tratamento de água, sala de máquinas, logística, departamento comercial, recursos humanos, entre outras secções e produz dois tipos de cerveja: a Cuca normal e a Dopell Munich (cerveja preta). 

Sem comentários: