domingo, 14 de novembro de 2010

MONUMENTO AO REI EKUIKUI II NA VILA DO BAILUNDO


A ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva, inaugurou na vila do Bailundo, uma estátua de bronze em memória do rei Ekuikui II, num acto inserido nas festividades do Dia da Independência Nacional, para honrar o impulsionador do desenvolvimento da economia e do comércio no Planalto Central e lutador contra o colonialismo.
O memorial de bronze é uma peça de seis metros de altura, fabricada na República da Coreia e é o segundo maior do país, depois do monumento do primeiro Presidente de Angola, Agostinho Neto, localizado na Praça da Independência, em Luanda.
O chefe do Departamento do Património Histórico-Cultural da Direcção Provincial da Cultura do Huambo, João Afonso, disse que com o monumento se exalta uma figura histórica que deu o máximo para a liberdade do povo angolano.
Ekuikui II foi homenageado, disse João Afonso, por ter sido uma figura notável, um destacado mobilizador político e económico e, acima de tudo, um guerrilheiro que reinou na região do Bailundo entre os anos 1876 a 1890 e ajudou a desenvolver e organizar o seu reinado com base na produção e trocas comerciais.
Para o chefe do Departamento do Património Cultural do Huambo há outros reis que lutaram contra o colonialismo na província, “por isso a inauguração do monumento ao rei do Bailundo é apenas o começo de um projecto que vai estender-se a outros heróis da luta contra a ocupação estrangeira.
A ministra da Cultura frisou ainda que a figura do rei Ekuikui vai ser igualmente lembrada num memorial a ser erguido na capital do país, junto dos outros soberanos que lutaram pela causa do povo angolano ao longo dos séculos. 
O governador do Huambo, Fernando Faustino Muteka, afirmou que o acto constitui um sonho feito realidade, “porque no tempo colonial era impossível haver uma estátua de um soberano angolano nas avenidas do país”. Antes de Ekuikui II governaram o reino do Bailundo os reis Mbulo Tchiliva, Katyavala Tchivandje, Djahulu, Somandalu, Tchingui I e II, Ekuikui I, Numa, Hundungulo Tchisende, Tchivukuvuku, Elundu Tchivala e Vasovava. 
Depois de Ekuikui II ocuparam o trono Numa II, Kalakata, Kalandula, Mutu-ya-Kevela, Tchisende III, Tchongolola e Ekuikui III. Actualmente o reinado é dirigido por Augusto Katchityopololo, Ekuikui IV.

Sem comentários: