sexta-feira, 19 de novembro de 2010

FESTIVAL INTERNACIONAL DE CINEMA DE LUANDA COMEÇA HOJE


A sessão inaugural da terceira edição do Festival Internacional de Cinema de Luanda (FICLuanda) decorre hoje, às 18h30, no Cine Atlântico, em Luanda.
A cerimónia vai incluir uma visita à Feira do Cinema, Audiovisual e Artes, um espectáculo de dança sob o tema “Memórias e Caminhos Novos de Paz”, concebido pela coreógrafa Ana Clara Guerra Marques, e a projecção, às 20h30, do filme “Nos Trilhos Culturais de Angola Contemporânea”, de Dias Júnior.
Organizado pelo Ministério da Cultura, o director do FICLuanda, Pedro Ramalhoso, disse, ontem, ao Jornal de Angola, que as actividades começam da parte da manhã com oficinas de “Técnica de Produção” e “Direcção de Actores”, que vão ser ministras em simultâneo por Ana Costa e Nicolau Breyner, no Cine Atlântico e no Instituto Camões, a partir das 8h45, respectivamente.
Hoje, decorre igualmente, no auditório Pepetela, do Instituto Camões, a exibição dos documentários que participam na competição deste género cinematográfico. 
A partir das 15h00 vão ser projectados os filmes “Uma Lulik”, de Victor de Sousa (Timor-Leste), “Cinderela, Lobos Um Príncipe Encantado”, de Joel Zito Araújo (Brasil), “As Duas Mulheres”, de João Mário Grilo (Portugal), “Pare, Escuta, Olhe”, de Jorge Pelicano (Portugal) e “Letras Soltas” do angolano Francisco Kafua. 
O festival decorre até ao próximo dia 29 e foram seleccionados cerca de 48 filmes, sendo que 38 compõem a selecção oficial, nos géneros ficção e documentário, e 10 vão ser exibidos na “Sessão Extra Competição”, segundo o regulamento.
Concorrem no FICLuanda filmes angolanos e estrangeiras produzidos nos dois últimos anos e são seleccionados para as categorias de “Competição Nacional” e “Competição Estrangeira”, entre curtas e longas-metragens, animação e documentários.

Sem comentários: