O director-geral do Conselho Nacional de Carregadores (CNC), Francisco Itembo, reconheceu na quinta-feira, em Luanda, que o descongestionamento portuário fez com que os preços dos fretes registassem uma redução na ordem dos 25 por cento.
Francisco Itembo, que falava numa conferência de imprensa durante a qual anunciou os objectivos das V jornadas do Carregador Africano, que na segunda-feira se realiza em Luanda, acrescentou que, por altura da subida dos preços, entre 2008 e 2009, o argumento utilizado pelos armadores para elevarem o preço dos fretes era o congestionamento portuário.
“Para resolvermos este problema, foram tomadas algumas medidas pelo Executivo, através do Ministério dos Transportes, uma das quais foi a criação de uma comissão, que conseguiu, no final de 2009, retirar aquilo que era o argumento dos armadores”, acentuou Francisco Itembo.O director-geral do Conselho Nacional de Carregadores revelou que o cimento e outros materiais para a construção civil são os produtos que mais entram em Angola, pelo facto de haver muitas obras em todo o território nacional. A seguir, disse, vêm produtos alimentares, como arroz, carnes e bebidas. O Conselho Nacional de Carregadores é um instituto público do Ministério dos Transportes, que tem por fim a coordenação e controlo das operações de comércio e transporte marítimo internacional e a actualização, uniformização e simplificação dos métodos e normas de execução.
1 comentário:
What a great resource!
Enviar um comentário