O município da Quilenda acolheu quarta-feira o acto alusivo ao 93º aniversário da criação da província do Kwanza-Sul, com a inauguração da escola primária 332, parque infantil, residência do administrador adjunto e a iluminação pública, cuja actividade foi orientada pelo governador em exercício, Mateus de Brito.
A escola primária completamente reabilitada e apetrechada comporta três salas de aulas e outras dependências de apoio. Estas infra-estruturas de impacto social foram construídas no âmbito do programa de gestão municipal. Os valores envolvidos não foram revelados, mas a população local mostrou-se satisfeita com as empreitadas.
O governador em exercício, Mateus de Brito, esclareceu a população presente no acto político alusivo ao 93º aniversário da província do Kwanza-Sul que, em 1917, no então regime colonial, através de uma portaria, o antigo distrito do Kwanza foi divido em Kwanza Norte e Sul.
Mateus de Brito, igualmente vice-governador para a Área Económica e Social, disse que está em desenvolvimento um programa de investimentos públicos direccionado para as distintas áreas, com vista a melhorar a qualidade de vida dos cidadãos, por essa razão estão a ser construídos, em todas as localidades, centros e postos de saúde, escolas, projectos de abastecimento de água potável e energia eléctrica.
Segundo o governante, o executivo local está, entre outras acções, empenhado na reabilitação de estradas principais, secundárias e terciárias para facilitar a interligação entre a cidade e o campo e permitir que os camponeses possam escoar os seus produtos agro-pecuários para abastecer os principais mercados do país.
Por sua vez a administradora municipal da Quilenda, Maria Caimboa Monterirot José, agradeceu o facto de a municipalidade ter sido escolhida para albergar este evento e deu a conhecer as obras que estão a ser levadas a cabo através do programa de intervenção municipal.
A província do Kwanza-Sul tem uma extensão de mais de 50 quilómetros quadrados e administrativamente tem doze municípios.
Sem comentários:
Enviar um comentário