terça-feira, 21 de setembro de 2010

GENERAL HENDRICK COADJUVA GENERAL NUNDA

O general Carlos Hendrick, actual chefe da Direcção de Inspecção do Estado-Maior General das Forças Armadas Angolanas (FAA), poderá ser o adjunto do provável chefe do EstadoMaior General Geraldo Sachipengo Nunda, disseram a O PAÍS fontes militares.

Carlos Hendrick sempre esteve ligado à especialidade de Artilharia Terrestre desde os tempos da luta armada de libertação nacional, tendo participado na célebre batalha de Kifangondo, a pouco menos de 20 quilómetros a norte de Luanda, na antecâmara da proclamação da independência a 11 de Novembro de 1975.

As alterações a introduzir na superestrutura das FAA, prosseguiram as mesmas fontes, indicam igualmente a substituição do general Sousa que deixa a Direcção de Operações por problemas de saúde.

A substituí-lo, as fontes reportam indicações sobre o antigo comandante da II Divisão estacionada em Cabinda, general Jack Raul, neste momento sem qualquer função.

A estrutura do exército também poderá conhecer alguma alteração com a saída do general Jorge Barros “Nguto” que deixará o lugar ao general Sá Miranda actual comandante da região militar do Uíje.

“MUSSOLO” NO COMANDO GERAL DA POLÍCIA

Enquanto isso, e contrariando informações que davam como certa a vinda do comissário António Kandela para substituir Ambrósio de Lemos no Comando Geral da Polícia, o nome do general Fernando Vaz da Conceição, “Mussolo”, é ventilado com alguma insistência como o novo responsável máximo da Polícia Nacional.

“Mussolo” já foi comandante-geral adjunto para a Ordem Pública no final dos anos noventa, tendo saído ileso de um ataque a uma coluna de viaturas por si dirigida quando seguia para a cidade de Caxito, província do Bengo, em socorro da Polícia local que havia sido surpreendida por antigos guerrilheiros das FALA em mais uma das várias peripécias da guerra em Angola.

Depois desse período foi promovido ao grau militar de general das Forças Armadas Angolanas e embarcou para o exterior em missão diplomática.

É visto nos meios policiais como um comandante organizador, disciplinador e bastante exigente, tendo já desempenhado funções ao nível da direcção da docência policial como comandante da Escola Mártires do Kapolo, em Luanda.

Sem comentários: