terça-feira, 28 de setembro de 2010

ELEIÇÕES NO BRASIL - DIMINUI DIFERENÇA ENTRE JOSE SERRA E DILMA

A candidata pelo Partido dos Trabalhadores, Dilma Rousseff, está à frente na corrida presidencial em São Paulo, o Estado com maior número de eleitores no país, mas a sua vantagem em relação a José Serra do PSDB apresenta tendência de queda, indicam sondagens publicadas ontem.
Segundo a última pesquisa Ibope/Estado/TV Globo, feita entre os dias 21 e 23 de Setembro, Dilma tem 41 por cento das intenções de voto entre os paulistas, enquanto Serra tem 36 por cento. Em terceiro lugar está Marina Silva (PV), com 13 por cento.
A vantagem da candidata do PT, que hoje está em cinco pontos percentuais, já foi de oito, desde o início deste mês e até ao dia 10 e uma semana depois baixou para sete. Esta alteração deu-se mais por mudanças no apoio a Serra, que subiu quatro pontos em duas semanas, de 32 por cento para 36. No mesmo período, Dilma oscilou um ponto para cima, de 40 por cento para 41.
São Paulo tem cerca de 30 milhões de eleitores, o equivalente a 22 por cento do total do Brasil, e é o Estado berço político de Serra – os paulistas já o elegeram deputado, senador, autarca da capital e governador. Há apenas alguns meses, líderes tucanos nem sequer cogitavam uma possível derrota “em casa” para Dilma.
Actualmente, Serra tem 39 por cento dos votos válidos entre os paulistas, ou seja, é como se tivesse perdido um terço dos seus eleitores, desde 2006.
Sem uma recuperação expressiva em São Paulo e nos outros dois grandes centros eleitorais da Região Sudeste – Rio de Janeiro e Minas Gerais –, dificilmente o candidato do PSDB conseguirá obrigar a uma segunda volta eleitoral.
Em Minas, a última sondagem da Ibope mostra Serra com menos de metade das intenções de voto de Dilma – 25 por cento contra 51. O índice é o mesmo que ele já ostentava no final de Agosto – no dia 13 deste mês, o candidato oscilou para 23 por cento e depois recuperou.
A petista mantém-se entre 51 por cento e 52 nas últimas quatro pesquisas.
No Rio, Serra perde por 19 por cento a 50, e corre o risco de ser ultrapassado por Marina Silva. A candidata do PV subiu seis pontos numa semana e empatou tecnicamente com ele.
No Distrito Federal, a ultrapassagem já ocorreu: Marina passou de 20 para 27 por cento, e Serra de 20 para 19 por cento. Dilma, que caiu cinco pontos, lidera com 40 por cento das intenções de voto.

Sem comentários: