sábado, 21 de agosto de 2010

TONELADAS DE CAFE MABUBA COMERCIALIZADOS NO QUITEXE

Um total de 76 toneladas de café mabuba, da última safra (2009), foram comercializadas no município do Dange Quitexe, e a colheita deste ano estima-se em 250 toneladas, informou quarta-feira, à Angop, uma fonte do sector.
De acordo com o director do Instituto Nacional do Café (INCA), no Quitexe, Joaquim Manuel Cunua, o café foi comercializado pelas empresas Altaminho, Buba e Soicafé e constitui um incentivo para os produtores, no fomento da produção do bago vermelho na circunscrição.
Aquele responsável afirmou que o sector no município do Quitexe controla 76 fazendas e mil 99 cafeicultores, divididos em quatro escalões, dos quais 352 outros estão em plena actividade, além de empresas familiares localizadas nas três comunas (Vista Alegre, Aldeia Viçosa e Kambamba) e sede do município. “O município do Quitexe foi grande produtor de café, no passado”, recordou o responsável, adiantando que entre as empresas cafeícolas então existentes, mais de 10 fazendas estão já em funcionamento, citando a Mizecano, Camugingo, Zé Maria, Pumba Sai, Isabel Maria, São Pedro, Micons, São José de Carvalho, Maria Luísa e outros.
Joaquim Manuel Cunua frisou que, no quadro do fomento da produção cafeícola no município, o INCA tem no alfobre 10 mil 283 cafeeiros, entre espécies robusta e arábica.
O município do Quitexe, situado a 41 quilómetros a sul da cidade do Uíge, além de produtor de café, é potencial em madeira e tem uma população estimada em 57.634 habitantes, maioritariamente camponeses, produz banana, amendoim, batata doce e rena, feijão, milho e outros produtos.

Sem comentários: