segunda-feira, 9 de agosto de 2010

EXPLORAÇÃO DE QUARTZO REACTIVADA NA CONDA

O Município da Conda, Província do Kwanza – Sul, voltou a despertar para a exploração mineira, através da Concepção Mineira de Pocarissa, reactivada desde Setembro de 2009.

A exploração do recurso mineral Quartzo, está a ser feita pela Empresa de direito angolano, Coreangola, com a parceria de várias empresas Coreanas.

Com a reactivação desta actividade mineira muitos jovens angolanos da localidade, ganharam novos empregos, a julgar também pela frota de 20 camiões que transporta o mineiro após ser retirado do solo.

De acordo com a Administradora da Empresa Let Jum, com a exploração deste produto pretende-se transforma-lo em vidros, copos, entre outros, nas Indústrias da China.

Por outro lado, é intenção da Administração do Projecto, lançar uma vasta empreitada de construção de Escolas, Postos de saúde, e outras Infra – estruturas na localidade.

“Nós preferimos aguardar pela prospecção do produto no sentido de termos uma ideia definida do valor do Quartzo, no mercado internacional, para posteriormente projectarmos as acções sociais possíveis de se efectivar através dos lucros desta exploração”, disse o Administrador municipal da Conda, António Magalhães, a Reportagem da TPA.

De notar que, do desvio da Pocarissa, as grandes quantidades de Quartzo, são levadas em camiões ao Porto Comercial do Lobito, para serem enviadas por via marítima a China, onde são trabalhadas pelas Indústrias transformadoras.

Sem comentários: