domingo, 27 de junho de 2010

TRIBUNAL DE CONTAS FISCALIZA PROCESSOS DE CANDIDATOS

O presidente do Tribunal de Contas homologou, na quarta-feira, em Mbanza Congo, 1.091 processos de admissão dos candidatos aos concursos públicos promovidos, este ano, pelas direcções provinciais da Saúde e Educação.
Julião António, que concluiu o exercício de verificação das candidaturas aos concursos públicos realizados em todas as províncias, disse que o Zaire foi contemplado com 1.300 vagas, 209 das quais não foram preenchidas devido a irregularidades nos processos individuais. “Apesar do volume de processos, conseguimos visar todos, num total de 1.091. O resultado é satisfatório, quer para a província, quer para nós, na medida em que são novos quadros admitidos na função pública para reforçar e servir os interesses do Zaire”, disse.
Julião António afirmou que as candidaturas de angolanos regressados da República Democrática do Congo “foram recusadas por ausência de equivalências dos seus certificados de habilitações literárias”.
O presidente do Tribunal de Contas aconselhou os governos provinciais a serem rigorosos na recepção dos documentos destinados aos concursos públicos para se evitarem casos de anulação de candidaturas, numa altura em que a escassez de quadros qualificados, um pouco por todo o país, é acentuada.
“Quando forem abertos concursos públicos, a entidade competente deve dar a conhecer o leque de documentos necessários para o posto em causa”, frisou, adiantando que o júri constituído deve afastar todos os processos incompletos para evitar que o trabalho seja feito pelo Tribunal de Contas.

Sem comentários: