sexta-feira, 25 de junho de 2010

JARDIM DO LIVRO INFANTIL EM LUANDA

A quarta edição do Jardim do Livro Infantil começa hoje, às 15h00, no Parque da Independência. Organizado pelo Ministério da Cultura, em parceria com o Governo Provincial de Luanda, o certame está inserido nas actividades do mês da criança.
Com periodicidade anual, o Jardim do Livro Infantil decorre até domingo sob o lema “Ler é Saber, Ler é Crescer”. Entre os novos atractivos estão as sessões de filmes infantis e a entrega à escritora Maria Celestina Fernandes do prémio literário “Jardim do Livro Infantil”, conquistado, em 2009, com o livro “As Amigas em Kalandula”.
Para entretenimento das crianças, a organização inclui no pacote de novidades a transmissão em directo dos programas infantis “Carrocel” e “Angolândia” e a realização de espectáculos infanto-juvenis, demonstrações de jogo Kiela, visitas guiadas aos stands de vendas, lançamento de livros e palestras.
Entre os livros para serem autografados estão os títulos “Contos de Cremilda de Lima”, “Contos de Maria João”, “Contos da Avó Ximinha” e a colecção “Piô Piô”. As palestras são sobre a “importância da literatura no desenvolvimento da criança” e a “educação ambiental”.
Estudantes das escolas de dança, teatro e música do Instituto Nacional de Formação Artística (INFA) foram convidados a ensinar expressões artísticas. O porta-voz da comissão organizadora do Jardim do Livro Infantil, Fidelino da Esperança, afirmou ao Jornal de Angola que estão inscritos mais de 50 expositores nacionais, entre livrarias e alfarrabistas.
Fidelino da Esperança sublinhou que o grande objectivo do Jardim do Livro Infantil é incentivar nas crianças o gosto pela leitura e promover a literatura. O porta-voz considerou o certame “uma excelente oportunidade para aproximar os mais pequenos dos escritores e mostrar que há crianças interessadas em conhecer os contos literários”.
Fidelino da Esperança aconselhou os pais a levarem as crianças ao local da actividade e a adquirirem os livros. “Temos recebido reclamações de que muitas crianças vivem no universo literário dos adultos. A intenção é inverter o quadro, mas é preciso que os pais ganhem a cultura de comprar livros para as crianças. Queremos que o jardim seja o ponto de partida para este propósito”, declarou Fidelino da Esperança.

1 comentário:

Anónimo disse...

Eu tenho certeza que o jovém Josimar irá ganhar este prémio, ele é um grande escritor sou que nunca teve patrocínio. ele é o melhor manos, disto eu não duvido.