terça-feira, 22 de junho de 2010

FEDERAÇÃO ANGOLANA DE BASQUETEBOL MANTEM MOLDES DE DISPUTA

A Federação Angolana de Basquetebol (FAB) vai manter os moldes de disputa do Campeonato Nacional Seniores Masculinos, garantiu, ontem, em conferência de imprensa, o seu secretário-geral e director do Gabinete Técnico de Formação, António Sofrimento.
António Sofrimento, que descartou o regresso ao sistema de play-off, pelo menos na próxima época, defendeu a aposta no modelo de fase de grupos por permitir às equipas menos cotadas realizarem mais jogos.
“Infelizmente, para o número de equipas que disputam o campeonato, é preferível manter o actual figurino. Chegámos à conclusão que jogando em sistema de play-off as equipas menos capazes desportivamente ficariam paradas durante três meses. Para que isso não sucedesse, preferimos utilizar o método de fase de grupos e, com isso, permitir a normal actividade dessas formações”, referiu.
Reagindo à preocupação levantada por Luís Magalhães, seleccionador nacional, sobre o número excessivo de partidas disputadas no campeonato, perto de 80, Tony Sofrimento concordou, mas voltou a frisar: “Não temos alternativa senão continuar com a Final a Quatro”.
Quanto à presença de Angola no Campeonato do Mundo, a decorrer de 28 de Agosto a 12 de Setembro, na Turquia, disse acreditar na melhoria do nono lugar.
“Podemos, quem sabe, subir mais um degrau. Temos de fazer bem o nosso trabalho para no final fazer o balanço”, concluiu.
No Mundial, Angola está no Grupo A, ao lado da Argentina, Austrália, Alemanha, Sérvia e Jordânia, orientada por Mário Palma, antigo seleccionador, que ao serviço da equipa nacional conquistou quatro campeonatos africanos seniores masculinos, o mais titulado dos técnicos que já serviram o cinco angolano.

Sem comentários: