domingo, 27 de junho de 2010

COMISSÁRIO PAULO DE ALMEIDA ANUNCIA REESTRUTURAÇÃO

O Comando de Polícia de Protecção de Objectivos Estratégicos (CUPPOE) vai ser reestruturado visando adequá-lo ao actual momento de paz, anunciou quinta-feira, em Luanda, o segundo comandante geral da Polícia Nacional para Ordem Pública, comissário-chefe Paulo de Almeida.
Paulo de Almeida fez estas declarações na cerimónia que marcou o acto central do 34º aniversário do Comando de Polícia de Protecção de Objectivos Estratégicos, na comuna do Kikolo, município de Cacuaco.
Afirmou que este é o último ano em que se comemora o aniversário do CUPPOE, tendo em conta as mudanças que se avizinham. Realçou que apesar das transformações anunciadas, a protecção dos objectivos estratégicos vai ser assegurada, mas noutros moldes.
O comissário chefe Paulo de Almeida disse que, com a paz efectiva, o sistema de vigilância tem que ser mais moderno, objectivo e seguro.Recordou que o CUPPOE foi criado numa altura de grande complexidade político-militar, em que todos os objectivos estratégicos corriam risco de destruição, em função da guerra que na altura se vivia no país.
“O CUPOE desempenhou um papel fundamental na preservação do nosso património nacional. Muitos foram os combates renhidos em que participaram efectivos do CUPOE, onde alguns perderam a vida e outros ficaram mutilados. O Estado angolano tem orgulho de muitos efectivos devido ao contributo dado em prol da Pátria, porque souberam cumprir a missão com honra e espírito de missão”, disse.
Paulo de Almeida revelou que apesar das estruturas e meios de que dispõe, a Polícia Nacional não está capacitada para assumir a protecção de todos os objectivos estratégicos do país.
Deste modo, defendeu a necessidade de se definir o que a Polícia, como força de manutenção da ordem e tranquilidade públicas, deve proteger directamente. Durante o acto que marcou o 34º aniversário do CUPPOE houve entrega de certificados aos efectivos que mais se destacaram nas suas missões.

Sem comentários: