terça-feira, 22 de junho de 2010

NAMIBIA ABRE CONSULADO EM ONDJIVA

A República da Namíbia abriu oficialmente, no fim-de-semana, um consulado em Ondjiva, para reforço da cooperação entre os dois países e garantir serviços diplomáticos às comunidades.
O consulado foi inaugurado pelo embaixador da Namíbia em Angola, Linekela Mbote, na presença do governador da província do Cunene, António Didalelwa, e de membros do governo provincial.
Linekela Mbote disse que o consulado namibiano em Ondjiva vai servir como plataforma promotora do intercâmbio entre os dois países e garantir serviços aos namibianos e angolanos residentes no sul de Angola com interesses na Namíbia. “No quadro da diplomacia do governo namibiano gostaria que o consulado namibiano na cidade de Ondjiva fosse uma máquina impulsionadora na expansão das acções comerciais entre as nossas comunidades e negócios”, salientou.
O governador do Cunene referiu que a inauguração do consulado “vem consolidar e estabelecer a relação que sempre existiu entre os dois países”.
A representação diplomática vem facilitar o trabalho administrativo, comercial e os registos, tanto dos namibianos que estão na região Sul, como dos angolanos interessados em investir na Namíbia. “Aqui no consulado haverá uma representação comercial, através da qual os angolanos poderão conseguir documentos que lhes permitam investir na Namíbia”, sublinhou.
O director provincial do Serviço de Migração e Estrangeiros (SME) considerou que a abertura do consulado constitui “uma mais-valia para a província”, pois “muitas questões vão, a partir de agora, ser tratadas a nível diplomático”.
Carlos Cortês lembrou que, anteriormente, por falta desse serviço, o Estado angolano tinha que custear algumas despesas com o repatriamento de cidadãos namibianos em situação ilegal em Angola.

Sem comentários: