quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

BARRAGEM DAS MABUBAS PRESTES A RETOMAR FUNCIONAMENTO


O director da Empresa Nacional de Electricidade, Empresa Pública (ENE, EP), António Luís, anunciou ontem, terça-feira, em Caxito, que a Barragem das Mabubas retoma o seu funcionamento no próximo mês de Julho. 
Em declarações ao Jornal de Angola, o representante provincial da Empresa Nacional de Electricidade disse que as obras de recuperação da barragem das Mabubas estão a cargo de uma empresa chinesa, que começou os trabalhos em Julho de 2009.
"Já temos duas turbinas concluídas e outras duas estão na fase de montagem", disse, acrescentando que com a entrada em funcionamento da barragem, a província do Bengo vai ter mais energia eléctrica.
António Luís disse que o empreiteiro não concluiu ainda a reconstrução da barragem devido a constrangimentos no processo de desalfandegamento do material do Porto de Luanda.
A barragem hidroeléctrica das Mabubas tinha uma capacidade de 17 MW e agora, com a sua recuperação, vai ter uma potência de 26,8 MW. 
A província do Bengo dispõe de uma linha de alta tensão que sai de Kifangondo e que está ligada a uma subestação da barragem das Mabubas. Esta linha permitiu a distribuição de energia eléctrica à cidade do Caxito. Durante 15 anos, a capital da província do Bengo foi abastecida por um grupo gerador de uma forma limitada.

Sem comentários: