A Direcção Provincial da Cultura no Huambo vai reabilitar em 2011 salas de espectáculos degradadas, informou ontem o chefe do departamento do património histórico-cultural, João Afonso. Constam das prioridades a reabilitação do Cine Estúdio 404, Cine Ruacaná, Cine São João, transformado em igreja, o cinema do clube Petro Atlético do Huambo e a sala de espectáculos da Escola Comandante Bula.
O responsável cultural informou que a iniciativa visa garantir o desenvolvimento cultural da província e criar melhores condições de trabalho, sobretudo no resgate dos valores morais, cívicos e culturais, por intermédio das artes do palco. João Afonso acrescentou que, o município da Caála tem um centro cultural.
O director artístico do colectivo “Vozes d’África”, Pascoal Pedro Nhanga, considerou crítico o estado actual das salas de espectáculos no Huambo, o que impossibilita o trabalho dos grupos de teatro.
O também representante provincial da União Nacional dos Artistas e Compositores (UNAC), referiu ainda que a solução para a falta de salas de espectáculos passa igualmente pelo apoio do sector empresarial local.
A secretária para informação do núcleo provincial de teatro, Izuleth Rosa Laurindo, defendeu a necessidade de desenvolver o plano cultural do Governo Provincial, como forma de ultrapassar as dificuldades.
Apelo na Caála
O responsável da Cultura do município da Caála, no Huambo, Fortuna Cassinda, apelou ontem aos promotores culturais para terem um comportamento digno durante a quadra festiva, evitando a desorganização social.
Fortuna Cassinda recomendou aos promotores culturais a serem prudentes e coerentes durante as festividades, visando manter a harmonia e a tranquilidade nos locais seleccionados para a realização de espectáculos e festas.
O responsável da cultura do município da Caála disse que para este ano as autorizações para as festas são obrigatórias para garantir maior organização durante a quadra festiva na Caála.
Sem comentários:
Enviar um comentário