segunda-feira, 31 de maio de 2010

PROJECTO TERRA DO FUTURO NA KIBALA

TPA
Projecto Terra do Futuro

No município da Kibala, província do Kwanza Sul, arrancou um curso de gestão agro-pecuário que durará 6 meses. Denominado, “Terra do Futuro”, o projecto de iniciativa privada, visa reactivar as mais de 20 fazendas no perímetro do Cariango, através de criação de infra-estruturas e de atribuição de competências em matérias de gestão aos futuros empresários agrícolas.

Neste curso, segundo Lúcia Silva, uma das professoras do projecto, é dado o módulo comportamental, onde se busca e analisa-se as atitudes e comportamento de um pequeno empresário.

É também vista a parte técnica, onde é visto o sistema de planeamento, controle e direcção.
Este é um projecto que existe desde Setembro do ano passado e está orçado em 9 milhões de dólares norte americanos à serem disponibilizados de forma faseada.

DELINQUENCIA NO BAIRRO DA SAPU 2

TPA
Delinquência preocupa moradores da Sapu 2

Os moradores do bairro da Sapu 2, em Luanda, estão preocupados com os níveis elevados de delinquência na zona e pedem uma intervenção mais activa da polícia nacional.

Segundos os moradores, um dos grandes problemas do bairro, é a falta de energia eléctrica, uma vez que a maior parte da preocupação regista-se no período da noite.

“Assalto, espancamentos e violações, é o que tem acontecido aqui. Pedimos socorro as autoridades”, disse um dos habitantes da Sapu 2, em declarações à TPA.

O descontentamento é visível. Ali, o clima de medo é está bem patente nos rostos daqueles que escolheram a zona para viver. “A muitos gatunos aqui, está difícil, até porque já nem logo pela manhã podes sair”, lamentou uma outra moradora da Sapu 2.

MUNICIPIO DA CONDA - KUANZA SUL

TPA
Kwanza Sul: Município da Conda com novo centro médico

O sector de saúde da vila da Conda está a ser reforçado com a construção de raiz de um novo posto de saúde. O lançamento da primeira pedra foi testemunhado pelo governador Serafim do Prado (na foto), por ocasião das comemorações do Dia de África.

Com capacidade para 30 camas, o centro de saúde vai contribuir para prestar uma melhor assistência médico-medicamentosa à população e permitir diminuir a afluência de doentes ao hospital local.

O Governo Provincial do Kwanza-Sul, em parceria com o Fundo de apoio Social (FAS), promete também lançar brevemente outras unidades sanitárias de menor dimensão em outras localidades.

O Hospital Municipal da Conda conta apenas com uma médica estrangeira, mas precisa de um médico para se ocupar da medicina interna, técnicos de ginecologia, obstetrícia, 12 técnicos de enfermagem e 13 para as unidades sanitárias existentes na região.
De acordo com o chefe de secção municipal da saúde, Miquinho Numboca, a unidade hospitalar tem capacidade para 42 camas, mas tem falta de técnicos para assegurar um funcionamento eficaz.

Ao hospital afluem doentes que apresentam as doenças mais frequentes na região, malária, doenças diarreicas agudas, respiratórias agudas e anemias.

O responsável da saúde disse que a nova unidade hospitalar vai prestar serviços de pediatria, medicina, ginecologia, clínica geral e obstetrícia, no âmbito do programa de alargamento da rede sanitária da província do Kwanza-Sul.

O município da Conda conta com um hospital e 19 postos de saúde, onde laboram 24 técnicos de enfermagem, dois técnicos de laboratório e um médico.

Lembre-se que a população da Conda é de cerca de 76 mil habitantes.

domingo, 30 de maio de 2010

"KOPELIPA" AFASTADO DO GABINETE DE RECONSTRUÇÃO NACIONAL

O Presidente da República, José Eduardo dos Santos alterou a direcção do Gabinete de Reconstrução Nacional, até então dirigida pelo general Manuel Hélder Vieira Dias “Kopelipa”. O mesmo nomeou um novo director-geral, António Teixeira Flor, ex-vice-ministro do Urbanismo e Habitação, do seu executivo.

JES esvazia poderes do general

O brigadeiro Manuel Amaral Van-Dúnem “Manecas” até então director do gabinete do “Kopelipa” neste organismo foi elevado a director adjunto para a área Técnica. De acordo com as alterações efectuadas o GRN passou a ter dois DG adjunto. O outro é Edgar de Carvalho da Costa Santos, que terá sob sua alçada a área da Administração e Finanças.

O Gabinete de Reconstrução e Reabilitação Nacional, criado em 20 de Outubro de 2004, é um órgão sob dependência do Presidente da República, que tem por atribuição promover, acompanhar e supervisionar a implementação de programas específicos no domínio da recuperação económica e social. Goza de autonomia administrativa e financeira e é dirigido por um director nomeado nomeado pelo mesmo.

Fonte: clubk

LEI DO BANCO NACIONAL DE ANGOLA E ORÇAMENTO

TPA
AN aprova Lei do BNA e do OGE

A Assembleia Nacional aprovou, na especialidade, por unanimidade, a Lei do Banco Nacional de Angola e do Orçamento Geral do Estado, durante a sua 13ª sessão ordinária, realizada, em Luanda.

Na sessão, presenciada por uma equipa do Governo, encabeçada pelo ministro de Estado da Coordenação Económica, Manuel Júnior, o plenário deu igualmente parecer favorável à Lei sobre Organização e o Funcionamento dos Órgãos da Administração Local do Estado com, 127 votos a favor, 14 contra e 11 abstenções.

Por unanimidade, os parlamentares anuíram também à Lei do Combate ao Branqueamento de Capitais e do Financiamento ao Terrorismo, enquanto a Lei de Alteração do diploma 9/95 de 15 de Setembro, das Empresas Públicas passou com 132 votos à favor, nenhum contra e vinte abstenções.

No seu relatório parecer, o parlamento fundamenta que com a nova Lei do BNA pretende-se corrigir alguns aspectos desajustados no exercício da sua actividade face ao Executivo, salvaguardando-se, ainda assim, a sua autonomia operacional.
Com efeito, o BNA deixa de definir a política monetária, financeira e cambial do país, competindo-lhe, somente, participar na sua condução e controlo.

O diploma clarifica a autonomia operacional do banco para melhor assegurar a preservação da moeda nacional e garantir a estabilidade dos preços e do sistema financeiro.

No que à Lei do OGE diz respeito, para além do alinhamento constitucional, o texto tem o mérito de introduzir dois aspectos fundamentais para a melhoria dos procedimentos de elaboração, de execução e de controlo do orçamento.

sexta-feira, 28 de maio de 2010

PORTO DO NAMIBE BENEFICIA DE OBRAS DE RESTAURO

TPA
Obras de restauração no Porto do Namibe

O Cais do Porto do Namibe, está a beneficiar de obras de restauro, a fim de conferir maior qualidade ao serviço de carga e descarga.

A estrutura portuária da região sul do país, atende maioritariamente as Províncias da Huíla, Namibe, Cunene e Kuando – Kubango, e completou no dia 24 de Maio, 53 anos de existência.

Neste momento, o Porto do Namibe, é operado por cerca de 700 trabalhadores, que receberam alguns brindes e estímulos durante as comemorações.

Devido a qualidade verificada na prestação do seu serviço o Porto, já foi distinguido três vezes, a nível internacional, o que demonstra os novos desenvolvimentos no futuro, de acordo com o PCA do Porto do Lobito, Bento Paixão, quando discursava durante as festividades.

“Este ano o Porto do Namibe, foi galardoado com mais um prémio internacional, pela qualidade dos seus serviços, consagrando o Porto, a uma posição de destaque ao nível internacional, o que constitui sem dúvida uma honra para o nosso país”, referiu, a Reportagem da TPA.

GRUPO TECNOCARRO E PROJECTO REAL-RESIDENCE & RESORT

TPA
PR e PCA do Grupo Tecnocarro falam sobre projecto “ Palmeira Real-Residence & Resort

O Chefe de Estado angolano, José Eduardo dos Santos, recebeu ontem Quinta-feira, 26/5, em Luanda, o Presidente do Conselho de Administração do Grupo Tecnocarro, José Recio, explicações relativas à implementação do projecto “ Palmeira Real-Residence & Resort”, orçado em 600 milhões de dólares, que será erguido na área da barra do Kwanza, sul de Luanda.

O empreendimento, cujo início de construção não foi revelado, terá uma área de 500 hectares, com dois quilómetros e meio de praias.

Acessível por terra, mar e ar, pois incluirá um heliporto, compreenderá 35 mansões com 10.000 metros quadrados de área de terreno e 1.200 metros quadrados de área de construção, localizados na orla da falésia.

Terá ainda um complexo escolar, com jardim infantil, escola primária e secundária, reservado aos filhos dos residentes.

Serviços de apoio aos residentes, como sejam clínica médica, agências bancárias, serviços de correios, um complexo polidesportivo entre outras dependências, igualmente fazem parte do empreendimento.

À saída da audiência, José Recio disse aos jornalistas ter sido “uma grande honra poder ter sido recebido pelo Presidente da República”.

De iniciativa privada, asseverou, o início das suas obras dependerão da aprovação do seu plano director e a sua consumação irá “contribuir para o desenvolvimento de Angola”.

TPA PREOCUPA CAROLINA CERQUEIRA

TPA
TPA preocupa Carolina Cerqueira

A ministra da comunicação social, Carolina Cerqueira está empenhada em encontrar as melhores soluções para a Televisão Pública.

Durante um encontro com os responsáveis da TPA e da Semba Comunicação, foi anunciado mais investimentos na formação dos profissionais da TPA, a par da modernização tecnológica da Estação Televisiva.

Segundo Hélder Barber, Coordenador da Comissão Executiva da TPA, as preocupações da Ministra foram esclarecidas e estão relacionadas a formação de quadros, não só em Luanda como em outras províncias.

O reforço do papel da TPA Internacional na promoção de Angola no exterior, segundo o responsável, também era uma preocupação que entretanto foi esclarecido.

TPA PRECUPA

TPA
TPA preocupa Carolina Cerqueira

A ministra da comunicação social, Carolina Cerqueira está empenhada em encontrar as melhores soluções para a Televisão Pública.

Durante um encontro com os responsáveis da TPA e da Semba Comunicação, foi anunciado mais investimentos na formação dos profissionais da TPA, a par da modernização tecnológica da Estação Televisiva.

Segundo Hélder Barber, Coordenador da Comissão Executiva da TPA, as preocupações da Ministra foram esclarecidas e estão relacionadas a formação de quadros, não só em Luanda como em outras províncias.

O reforço do papel da TPA Internacional na promoção de Angola no exterior, segundo o responsável, também era uma preocupação que entretanto foi esclarecido.

TPA PRECUPA

TPA
TPA preocupa Carolina Cerqueira

A ministra da comunicação social, Carolina Cerqueira está empenhada em encontrar as melhores soluções para a Televisão Pública.

Durante um encontro com os responsáveis da TPA e da Semba Comunicação, foi anunciado mais investimentos na formação dos profissionais da TPA, a par da modernização tecnológica da Estação Televisiva.

Segundo Hélder Barber, Coordenador da Comissão Executiva da TPA, as preocupações da Ministra foram esclarecidas e estão relacionadas a formação de quadros, não só em Luanda como em outras províncias.

O reforço do papel da TPA Internacional na promoção de Angola no exterior, segundo o responsável, também era uma preocupação que entretanto foi esclarecido.

TPA PRECUPA

TPA
TPA preocupa Carolina Cerqueira

A ministra da comunicação social, Carolina Cerqueira está empenhada em encontrar as melhores soluções para a Televisão Pública.

Durante um encontro com os responsáveis da TPA e da Semba Comunicação, foi anunciado mais investimentos na formação dos profissionais da TPA, a par da modernização tecnológica da Estação Televisiva.

Segundo Hélder Barber, Coordenador da Comissão Executiva da TPA, as preocupações da Ministra foram esclarecidas e estão relacionadas a formação de quadros, não só em Luanda como em outras províncias.

O reforço do papel da TPA Internacional na promoção de Angola no exterior, segundo o responsável, também era uma preocupação que entretanto foi esclarecido.

TPA PRECUPA

TPA
TPA preocupa Carolina Cerqueira

A ministra da comunicação social, Carolina Cerqueira está empenhada em encontrar as melhores soluções para a Televisão Pública.

Durante um encontro com os responsáveis da TPA e da Semba Comunicação, foi anunciado mais investimentos na formação dos profissionais da TPA, a par da modernização tecnológica da Estação Televisiva.

Segundo Hélder Barber, Coordenador da Comissão Executiva da TPA, as preocupações da Ministra foram esclarecidas e estão relacionadas a formação de quadros, não só em Luanda como em outras províncias.

O reforço do papel da TPA Internacional na promoção de Angola no exterior, segundo o responsável, também era uma preocupação que entretanto foi esclarecido.

quinta-feira, 27 de maio de 2010

LEI DO PATRIMONIO PUBLICO ANGOLANO

TPA
Executivo angolano aprova lei do património público

O Executivo aprovou quarta-feira, 26/5, depois de apreciada em Conselho de Ministros, a proposta de Lei do Património Público, que estabelece as bases gerais e o regime jurídico do património que integra o domínio público do Estado e das futuras autarquias locais.

O diploma consagra o regime jurídico da gestão do património privado do Estado e das referidas autarquias, bem como o regime do património dos institutos públicos e de outras pessoas colectivas pertencentes ao sector público administrativo.

De acordo com o comunicado de imprensa, os membros do Executivo aprovaram os Decretos Presidenciais sobre as instruções para a Inventariação dos Bens Patrimoniais Públicos e os Procedimentos para a Regularização da Situação Jurídica do Património Imobiliário do Estado.

As medidas adoptadas visam assegurar uma gestão criteriosa e uniforme dos recursos patrimoniais públicos, sistematizar a inventariação dos bens móveis e imóveis do Estado e regularizar a sua situação jurídica.

A reunião, orientada pelo Presidente da Republica e Chefe do Executivo, José Eduardo dos Santos, dedicou especial atenção as questões relativas à titulação, gestão e conservação do património público, bem como à organização e condução da reforma tributaria.

Discutiu também matérias sobre a organização e regulamentação dos transportes rodoviários, desenvolvimento agro-pecuário e as pensões para os antigos combatentes, deficientes de guerra e familiares de combatentes tombados ou perecidos.

INSPECÇÕES AUTOMÓVEIS EM ANGOLA

TPA
Conselho de Ministros aprova diplomas legais para regular inspecção de automóveis

Os Decretos Presidenciais que regulamentam as inspecções automóveis e seus reboques, a instalação e funcionamento de centros de inspecção, foram aprovados ontem (quarta-feira) pelo Executivo angolano.

Os diplomas legais, analisados em Conselho de Ministros, regulam igualmente as questões ambientais relativas aos veículos em fim de vida e a actividade de importação, comércio e assistência técnica à equipamentos rodoviários.

Foram também sancionados, nesta reunião, os Decretos Presidenciais sobre os transportes rodoviários de mercadorias, que estabelecem o regime de prevenção de derrames e transporte de mercadoria sob temperatura controlada e mercadorias perigosas.

Relativamente ao transporte rodoviário de passageiros, o Executivo aprovou os Decretos Presidenciais que disciplinam o transporte regular e ocasional de passageiros.

Ainda neste âmbito, adoptou-se um regulamento sobre os procedimentos de autorização de provas desportivas e outros eventos na via pública, que impliquem a suspensão ou condicionamento do trânsito.

No quadro das medidas para o aumento da competitividade da economia nacional, o Executivo deu aval positivo ao Decreto Presidencial que estabelece procedimentos para assegurar a Sécil Marítima, S.A, no âmbito das importações de bens realizadas pelo sector público, um volume de carga que torne esta empresa rentável e eficaz.

OBRAS PARAM NO ZAIRE POR MOTIVOS ECONÓMICOS

TPA
Situações financeiras abrandam obras no Zaire

Estão condicionadas as obras de construção da auto-estrada que liga as regiões do Soyo e Nzeto, na província da Zaire, zona norte do País. Com cerca de 200 quilómetros, a via terá numa primeira fase duas faixas de rodagem em cada lado, 8 pontos para além do pavimento.

Segundo responsável da obra, neste momento, apesar dos atrasos, já é possível ver uma plataforma muito grande do empreendimento que terá no final 4 faixas de rodagem.

As obras arrancaram em 2008 e neste momento 50 % do trabalho de terraplanagem está concluído.

Trabalham nesta obra 5 empresas que entretanto, tiveram de reduzir os trabalhos por situações financeiras que estão a ser reguladas. “Temos esperança que os pagamentos serão retomados e a medida em que serão retomados os pagamentos, nós iremos começar os trabalhos”, disse o responsável da obra a TPA.

Recorde-se que a Ministra do Planeamento, Ana Dias Lourenço e o Secretario de Estado para Construção, Joanes André, percorreram a zona e informaram-se dos problemas que afligem as empresas de construção.

PRODUÇÃO DE ARROZ NA LUNDA SUL

Relançamento da produção do Arroz, na Lunda – Sul

A Província da Lunda – Sul, pretende recuperar os altos níveis de produção do Arroz, que ostentava em anos anteriores, defendeu o Director Provincial da Agricultura e Desenvolvimento Rural, quando falava em exclusivo ao Programa Bom Dia Angola, da TPA, na Quinta – Feira, 27/05, em Saurimo.

Carlos Kamuto, afirmou que a cultura dos cerais, com destaque para o Arroz, por ser um produto de rendimento fundamental, possui ainda áreas de produção bastante baixas, cerca de 600 Hectares por ano, situação que se pretende inverter.

“Isto deve-se ao facto de nós não termos conseguido repor até ao momento os circuitos, de comercialização”, explicou.

Para este ano, está em vista a distribuição de 40 mil Quilogramas, de semente do Arroz, a fim de reforçar a reserva de semente que as famílias agrícolas possuem, com o objectivo de se ampliar as áreas de cultivo.

Entretanto, o Director Provincial, realçou igualmente a necessidade de criação de pequenas unidades que possam dar benefício a esta produção, bem como o surgimento de mais empresários do campo, que estabeleçam a ligação entre os produtores agrícolas e as fábricas.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

DIGITALIZAÇÃO DA TV EM ANGOLA PARA QUANDO

TPA
Digitalização da TV permitirá a uma maior interactividade

O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação, José da Rocha (na foto), afirmou que a transição da televisão analógica para a digital, cujo desafio de mudança para região da SADC é 2013, permitirá a uma maior interactividade entre os produtores de conteúdos e os telespectadores.

Falando no encerramento do 3º Congresso de Marcas de Angola, José da Rocha afirmou que esta transição obriga o país a prestar especial atenção à capacidade e desenvolvimento humano para a criação de conteúdos nacionais que possam se tornar em marcas concorrenciais e permitam a promoção e projecção dos produtos locais do país.

Segundo o governante, este evento, cujo debate central foi o futuro da televisão no país, acontece numa altura em que se assiste a uma revolução tecnológica no mundo das tecnologias de informação e comunicação à esfera global.

Essa mutação, considerou, permite uma convergência de redes e de serviços e traz consigo uma nova forma de pensar a televisão.

A realização do fórum visou promover a discussão e a reflexão sobre o contexto e os desafios actuais e futuros da televisão em Angola.

Recorde-se que a iniciativa da Semba Comunicação foi dirigida às operadoras de TV, jornalistas e representantes de diversos sectores.

ESTADOS UNIDOS DE ÁFRICA?

TPA
Estados Unidos de África: Criação depende de condições

O ministro das Relações Exteriores, Assunção dos Anjos, defendeu ontem, em Luanda, a criação gradual e paulatina de condições materiais, políticas, financeiras e humanas a nível das Nações africanas, para a constituição com êxito dos Estados Unidos de África .

Assunção dos Anjos, que discursava no colóquio sobre o Dia de África, disse que para se fazer uma união económica e posteriormente política entre os Estados africanos é necessário reduzir as assimetrias entre as diversas economias dos países, harmonização das políticas dos Estados membros, reforço da interacção entre a comissão da União Africana e as distintas organizações de integração regional, e se concluam os processos de integração regional.

Sublinhou que o Executivo angolano reconhece a necessidade do reforço da capacidade da Comissão Africana em meios materiais, humanos e financeiros, sem, no entanto, transformá-la “numa autoridade supranacional, a exemplo do que se pretende com a União Europeia”.

O ministro salientou que, actualmente, cresce em África o compromisso de se erradicar a pobreza, promover o crescimento económico e social, e livrar o continente do atraso e exclusão.

Assunção dos Anjos lembrou que à União Africana cabe promover a paz e a estabilidade no Continente, actividade coordenada pelo seu Conselho de Paz e Segurança, órgão de decisão permanente para prevenção, gestão, e resolução de conflitos nos Estados africanos.

terça-feira, 25 de maio de 2010

BASQUETEBOL - LIBOLO VENCE 1º DE AGOSTO

J. A.
Libolo vence 1º de Agosto por expressivos 113-89

O Grupo Desportivo Recreativo do Libolo do Kwanza Sul venceu ontem, no Pavilhão Principal da Cidadela Desportiva, o 1º de Agosto, por expressivos 113-89, em partida referente à última jornada da primeira volta da “Final Four” do Campeonato Nacional Sénior Masculino de Basquetebol, BAI-BASKET.

Uma noite de grande inspiração de Olímpio Cipriano e de Milton Barros, bem como dos dois norte-americanos Peterkin e Roger Moore, que delinearam desde os minutos iniciais a vitória, a segunda consecutiva diante dos militares, depois do feito inédito com a conquista da trigésima edição da Taça de Angola.

Apesar do triunfo, a formação do Recreativo do Libolo do Kwanza-Sul viu-se privada de um dos seus principais esteios, o extremo Carlos Morais que se encontra a cumprir castigo federativo, o representante da vila de Calulo foi superior em todos os quartos, vencendo ao intervalo por 52-39. Com as principais linhas de passe fechadas, o base militar Miguel Lutonda procurava remar contra a maré, com algumas jogadas individuais, na ânsia de amealhar pontos e reduzir a diferença pontual.

Os comandados de Raul Duarte souberam conservar a vantagem e manter os níveis ofensivos, recorrendo aos lançamentos de longa distância sempre que se deparavam com uma defesa à zona imposta pelo 1º de Agosto. O terceiro quarto foi o mais produtivo, fruto do empenho dos dois conjuntos, 30 pontos para a formação de Calulo, contra 27 do seu adversário. Com uma defesa homem a homem, pressão defensiva alta e sub-marcação às principais unidades do adversário, o Libolo entrou para o quarto período de jogo com uma vantagem de 18 pontos.

No quarto e último período, quando se esperava uma reacção da turma liderada por Luís Magalhães, o Libolo impôs mais velocidade ao jogo, sem dar espaço de manobra ao 1º de Agosto, que perdeu por 113-89. Apesar de ter perdido, o 1º de Agosto está na liderança com 6 pontos, seguido do Libolo e Petro, ambos com 5.

COLOQUIO INTERNACIONAL SOBRE A PAZ EM AFRICA

TPA
Luanda acolhe hoje Colóquio Internacional sobre Paz em África

Peritos nacionais e estrangeiros dos diversos sectores discutem hoje, em Luanda, a Paz e Segurança no continente africano, durante o colóquio internacional, organizado pelo governo angolano.

O encontro vai decorrer no Centro de Convenções de Talatona, onde estão já presentes membros do executivo, entidades diplomáticas, dos órgãos de defesa e segurança nacionais e estrangeiros, que ao longo deste dia dedicado ao continente vão reflectir em torno do tema.

Entre os temas a serem abordados estão “A situação de Segurança na África Austral, principais desafios a alcançar” a ser apresentado pelo Secretário Executivo da Comunidade de Desenvolvimento da África Austral (SADC).

“A relação entre os mecanismos de paz e segurança das comunidades económicas regionais (CER”s) e o mecanismo da União Africana”, que terá como orador Ramtane Lamamra, Comissário para Paz e Segurança da União Africana.

O programa prevê ainda abordagens sobre “A Situação de Segurança no continente africano” e “Contribuição das Nações Unidas para a Segurança em África”, cuja apresentações estarão a cargo do Comissário para Paz e Segurança da União Africana, Ramtane Lamamra e da coordenadora do Sistema das Nações Unidas em Angola, Joceline Bazile Finley.

AL QAEDA AMEAÇA MUNDIAL DA AFRICA DO SUL

Um oficial do exército saudita foi detido na passada segunda-feira em Bagdad, no Iraque, supostamente envolvido numa conspiração da rede terrorista internacional Al Qaeda, contra o Campeonato do Mundo de Futebol, previsto para 11 de Junho a 11 de Julho, na África do Sul.

O exército iraquiano anunciou que o coronel Azzam Al-Qahtani estaria, por outro lado, implicado nos recentes ataques contra religiosos em Karbala e Najaf, no Iraque.

De acordo com oficiais iraquianos, há duas semanas o general Al-Qahtani foi detido por entrar em contacto com o número dois da Al Qaeda, para planificar um atentado no Mundial. A notícia da prisão do suspeito foi divulgada quando as forças de segurança da África do Sul fizeram no bairro de Sandton, em Joanesburgo, uma demonstração da sua força, com helicópteros, sirenes , polícias, soldados, pessoal dos serviços de emergência e de segurança, para mostrar que estavam prontos para o Campeonato. Um exercício similar já havia decorrido na cidade do Cabo, há duas semanas.

Al-Qahtani é acusado, também, de trabalhar com o agente da Al Qaeda, Ayman Al-Zawahiri, na coordenação de ataques terroristas no Mundial2010. No mês passado, uma vertente armada do grupo Al Qaeda ameaçou visar o jogo do Campeonato, entre os Estados Unidos e a Inglaterra, agendado para 12 de Junho, em Joanesburgo.

Reagindo a esta ameaça publicada pela ala da Al Qaeda no Magrebe Islâmico (AQMI), sediada na Argélia, o governo sul-africano disse estar confiante em que o torneio não será perturbado por ataques terroristas.

“Sempre dissemos que estamos preparados para resolver qualquer problema de segurança durante o Mundial. Confiamos no nosso plano de segurança”, disse o porta-voz do ministério do Interior, Brian Dube, citado pelo jornal sul-africano “The Star”. Dube assegurou que as autoridades estavam cientes das informações reveladas pelo porta-voz da segurança do Iraque, o general Qassim Atta, e os serviços de inteligência procuravam pormenores sobre a ameaça feita.

Não é a primeira vez que a Al Qaeda é ligada a ameaças ao Mundial da África do Sul: em Julho do ano passado a rede de televisão norte-americana CBS informava que a organização terrorista tinha como alvo o torneio . Na altura o secretário-geral da FIFA, Jerome Valcke, disse que “nenhuma ameaça impedirá que o Mundial aconteça na África do Sul”.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

INCENDIO NO MERCADO ROQUE SANTEIRO

TPA
Incêndio destrói parcialmente Mercado do Roque Santeiro em Luanda

Depois do incêndio, o maior mercado do país a céu aberto, acordou com cinzas e tristeza nos rostos de quem vai ter que reiniciar o seu negócio. Centenas de vendedores procuram alguma coisa de valor entre os escombros.

“Estou a aqui a ver o que é que sobrou”, disse uma das vendedoras daquele mercado. “Perdi tudo, não sei o que fazer”, acrescentou.

Ali, a parte da venda de materiais de construção ficou completamente destruída. Os danos ainda são incalculáveis, mas fala-se em dinheiro, CDs e outros bens.

“Nunca vimos coisa igual, perdemos tudo, nem sei o que dizer. Não conseguimos recuperar nada”, disse dona Fernanda, uma das vendedoras que também perdeu tudo e, que já trabalha naquele mercado a 10 anos.

Entretanto, a administração do mercado continua a fazer o levantamento dos danos e a tirar os nomes dos vendedores que perderam os seus haveres. “Estamos a fazer a lista das pessoas que perderam os seus haveres para analisarmos o quanto é que se perdeu”, disse Franco Miguel, administrador do Mercado “Roque Santeiro”.

Recorde-se que o incêndio aconteceu por volta das 18 horas de Sábado. Segundo testemunhas no local, não se sabe ao certo as verdadeiras causas do incêndio.

sexta-feira, 14 de maio de 2010

RECONSTRUÇÃO DE MBANZA CONGO E NZETO CUSTAM 57,5 MILHÕES DE DOLARES

TPA
Nova cidade de Mbanza Congo custa 57,5 milhões de USD

As obras que vão mudar a cidade de Mbanza Congo e do Nzeto, já começaram e vão custa 57, milhões de USD.

O ministro do Urbanismo e Construção, José da Silva Ferreira, procedeu ao lançamento da primeira pedra para a construção de infra-estruturas integradas. Antes da cerimónia de lançamento, efectuou-se a apresentação do referido projecto que contempla, numa primeira fase, a construção de redes de abastecimento de água potável, esgotos para a drenagem de águas pluviais, estação de tratamento de águas residuais, assim como uma central de abastecimento de energia eléctrica.

As obras adjudicadas à empreiteira “China Road and Bridge Corporation”, será executada em 18 meses.

O programa prevê ainda a reabilitação e asfaltamento das ruas da cidade, construção de estações de bombagem de esgoto, gestão de resíduos sólidos.

A delegação do ministro do Urbanismo e Construção, que integra técnicos do pelouro, responsáveis do Instituto de Estradas de Angola (INEA) e técnicos da empreiteira contratada, deslocou-se ao município do Nzeto, onde decorrerá a adjudicação da construção das infra-estruturas integradas para aquela localidade.

Durante a viagem por estrada, a delegação vai inteirar-se do andamento das obras de reabilitação da estrada nacional Mbanza Kongo/Nzeto.

quinta-feira, 13 de maio de 2010

MANTORRAS DE SAÍDA DO BENFICA?

TPA
«Mantorras a espreitar saída do Benfica de Lisboa»

O internacional angolano, ao serviço do Sport de Lisboa e Benfica, SLB, Pedro Mantorras, não esteve junto dos seus colegas de equipa, nos dois principais momentos da celebração do título de campeão da época 2009/10.

Mantorras, não é visto desde o último treino realizado antes do embate diante do Rio Ave, e não compareceu na recepção realizada na Câmara Municipal, o que causou alguma apreensão ao público.

Entretanto, fala-se que o jogador não faz mais parte dos próximos planos do treinador Jorge Jesus, a contar para a temporada seguinte, pelo que, se adivinha a sua saída do clube encarnado de Lisboa.

quarta-feira, 12 de maio de 2010

FMI - NOVO CREDITO DE USD 171,5 A ANGOLA

TPA
FMI, aprova crédito de USD 171,5 Milhões, para Angola

A aprovação de um crédito á Angola, avaliado em 171,5 Milhões de Dólares norte – americanos, foi Terça – feira, 11/05, anunciada, em Washington, pelo Fundo Monetário Internacional.

O FMI, fez esta aprovação durante uma reunião da sua Administração no decurso da qual o desempenho do Programa económico de Angola, apoiado pelo acordo Stand By, foi avaliado de forma positiva.

Desta forma, eleva-se para 514,5 Milhões, o montante desembolsado pela Instituição.

Através de um comunicado o Director – adjunto do FMI, Morilo Portugal, aplaudiu a retoma dos leilões de moeda estrangeira em Angola, considerando prioritária a eliminação de controlos administrativos sobre o mercado cambial, tendo em conta a introdução de medidas de estímulos da liquidez.

De notar que, o acordo com Angola, foi aprovado em Novembro de 2009, no sentido de apoiar o país, a ultrapassar os efeitos da crise económica e financeira internacional, que reduziu as receitas petrolíferas, tida como grande fonte de rendimentos do país.

O mesmo prevê um desembolso total de 1,3 Mil milhões de dólares, pelo FMI, ao longo de 27 meses.

Na primeira revisão desde a aprovação do acordo, a Administração do FMI, acedeu ao incumprimento de duas metas, designadamente, a não acumulação de novos pagamentos atrasados externos e domésticos.

Depois da estagnação de 2009, a Instituição, actualizou no final de Abril de 2010, as suas previsões para Angola, apontando para um crescimento económico de 7,1 por cento em 2010, e 8,3 por cento em 2011.

DEPUTADOS VISITAM UNIVERSIDADE MANDUME NA HUILA

TPA
Deputados, visitam Universidade Mandume

Parlamentares visitaram recentemente as Instalações da Universidade Mandume, na Huíla, onde constataram algumas dificuldades, designadamente, a falta de docentes, laboratórios e transportes.

A Instituição lecciona cursos de Medicina, Direito e Economia. O Instituto Superior de Ciências do Lubango, também mereceu a visita dos deputados.

Em seis anos, o Instituto, licenciou Mil cento e vinte estudantes em 13 cursos.

ANGOLA - SALARIOS DA FUNÇÃO PUBLICA

TPA
Salários da função pública, voltarão a ser pagos de 20 á 30 de cada Mês - Tesouro

Os constrangimentos verificados nos procedimentos de pagamento de salários da função pública, referente aos meses de Fevereiro e Março, respectivamente, de 2010, foram já corrigidos, avançou Terça – feira, 11/05, em Benguela, o Secretário de Estado para o Tesouro.

Alcides Safeca, disse que em relação aos pagamentos do mês de Abril, existem ainda alguns casos pontuais, por se resolver, entretanto, já foram baixadas orientações através do Ministério das Finanças, para que os salários doravante sejam pagos de 20 á 30, de cada mês, estando já as condições financeiras e operacionais criadas.

O Secretário, garantiu que o atraso salarial verificado no mês de Fevereiro, permitiu verificar os constrangimentos existentes ao nível do Ministério das Finanças, das unidades orçamentais e do Banco Operador, tendo sido desenvolvidas acções para a remoção dos mesmos.

“Com a desconcentração dos processamentos e emissão das folhas de salários para as unidades orçamentais, estão criadas as condições operacionais para o pagamento de todos os salários da função pública, referentes ao mês de Maio, até ao dia 30”, frisou o Secretário.

Por outro lado, grande parte dos funcionários públicos, estão a ser afectados por este atrasos devido os créditos bancários efectuados, como resultado do processo de bancarisação salarial, que já se verifica ao nível das empresas públicas do país.

De notar que, os atrasos no pagamento de salários da Função pública, verificam-se há três meses.

segunda-feira, 10 de maio de 2010

FACEBOOK - ACUSADO DE DIVULGAR VIDA PRIVADA DOS USUARIOS POR DINHEIRO

Com mais de 400 milhões de usuários no mundo após seis anos de existência, o site de relacionamentos Facebook está no olho do furacão, após várias acusações de violar a privacidade dos clientes para ganhar dinheiro.

As acusações foram reforçadas há algumas semanas, quando o grupo californiano permitiu aos usuários que assinalassem as páginas da internet que visitaram, o que registraria seus respectivos interesses.

Para o diretor e co-fundador do Facebook, Mark Zuckerberg, a evolução da rede seria essa antecipação da personalização da web, mas muitos denunciam uma nova traição à vida privada.

"A internet está em um momento crucial", disse Zuckerberg ao apresentar a inovação em uma conferência em San Francisco no dia 21 de abril.

"Progredimos para uma internet que permitirá divulgar os gostos e atividades a uma rede de amigos conhecidos", completou.

Mas para Kurt Opsahl, um advogado da organização de defesa dos direitos dos internautas Electronic Frontier Foundation, "passamos de uma situação onde não tínhamos um controle suficiente para outra na qual o Facebook torna públicas categorias inteiras de informações, em uma lógica de negócios".

"Parece que desejam ir aos sites e afirmar: 'temos todos estes tesouros em informações de nossos usuários, o que vocês nos dão em troca?", completa Opsahl.

A princípio, o Facebook apresentou a ideia de tornar públicas todas as compras on-line dos usuários, mas teve que recuar após a reação furiosa dos internautas.

Os diretores do Facebook afirmam que não se trata de ganhar dinheiro, já que a inovação não resulta em nada para a empresa.

Zuckerberg afirma que "isto não tem realmente um impacto sobre o respeito à vida privada".

O grupo destaca ainda que nada é feito pelas costas dos usuários, que precisam clicar em um link para permitir o conhecimento das páginas que visitam.

Mas muitos estão inquietos com a possibilidade dos "perfis públicos" dos usuários do Facebook serem divulgados, e que um número crescente de dados sejam disponibilizados publicamente, em particular por meio de "páginas comunitárias", que reúnem os fãs de um grupo por exemplo.

"Em troca de qualquer serviço gratuito (como o Google) é preciso dar algo em troca - neste caso são divulgados dados de sua vida cotidiana", resume o analista independente Rob Enderle, que relativiza os riscos.

"Pelo que eu sei, o Facebook não vende o nome dos usuários à máfia. Penso que é uma tempestade em copo d'água", afirma.

"No fim das costas, ninguém é obrigado a utilizar o site", conclui.

domingo, 9 de maio de 2010

PETRO DE LUANDA A UM PASSO DA LIGA DOS CAMPEÕES

Com sortes diferentes na primeira mão, o 1º de Agosto e o Petro de Luanda jogam tudo ou nada neste fim-de-semana em partidas da Taça da Confederação Africana de Futebol e da Liga dos Clubes Campeões.

Os militares defrontam o Coton Sport de Garoua, amanhã no Estádio da Cidadela, em jogo de resposta da penúltima eliminatória de acesso à fase de grupos . A equipa orientada por Drulovic venceu na primeira mão, em Garoua, por 1-2 e tem a obrigação de se qualificar para a decisiva eliminatória.

O resultado de há dias não é, no entanto,confortável de todo, pois uma vitória dos camaroneses por uma bola qualifica-os para a fase seguinte. E os militares têm histórico de desperdiçar oportunidades semelhantes. O ano passado, por exemplo, precisavam de vencer ao Stade Malien na Cidadela para garantirem presença nas meiasfinais da Taça da Confederação mas jogaram a perder a hipótese de fazer história na sua estreia.

E nada surprende que voltem a cometer o mesmo erro crasso numa fase em que têm sido irregulares na competição doméstica, feito camaleão.Vencem hoje, perdem amanhã e empatam a seguir. Tem sido assim a prestação do “glorioso” 1º de Agosto no Girabola2010, ocupando a dignificante nona posição com 13 pontos.

Os militares têm tudo para voltar a competir na Taça da Confederação.

CONTINUA A CORRUPÇÃO EM ANGOLA

De acordo com uma fonte a que O PAÍS teve acesso, a multa, no valor de 82 mil e quinhentos Kwanzas, deveria ser paga na direcção destes serviços, mas uma segunda fonte, o mesmo teria sido aconselhado a fazê-lo numa conta bancária de uma empresa de Comércio e Serviços, titular da conta 68341930/30/002 domiciliada no Banco de Fomento Angola.

A fonte deste jornal disse que o autuado recorreu aos serviços da Direcção Provincial dos Serviços de Fiscalização, onde terá sido aconselhado a não olhar para o número da conta estampada na contra-fé, devendo fazê-lo, antes, na tesouraria da administração municipal.

Não foi possível a este jornal apurar a pertença da empresa, mas a fonte garantiu a este jornal que muitas pessoas se viram perante este problema e seguiram a recomendação dada verbalmente pelo autuante.

Nos meios da municipalidade paira a percepção de que há uma rede de funcionários desonestos que engendraram este esquema de desvio de fundos que deveriam reverter para os cofres do Estado.

A fonte associa esta visão ao facto de o município estar a ser dirigido num estilo que pouco agrada aos habitantes do Cazenga, marcado por uma falta de diálogo entre os governados e a administração municipal, gerando um claro clima de descontentamento com o seu modelo de gestão municipal.

sexta-feira, 7 de maio de 2010

FERIADOS NA VISITA DO "PAPA" A PORTUGAL

Pessoalmente nada tenho contra ou a favor que um líder de uma organização religiosa, seja ela qual for, visite países e quando esse personagem representa um estado como está consagrado a nível internacional, também nada tenho contra que lhe sejam prestadas as tradicionais honras de estado.

O caso muda completamente de figura quando o estado anfitrião e neste caso Portugal, resolve decretar feriado, quem sabe talvez por esperar que o "Papa" faça um milagre e ajude a sair Portugal do "buraco" onde se encontra.

Não cabe na cabeça de ninguém que face às dificuldades que o país atravessa, os nossos governantes achem que o que Portugal precisa é de trabalhar menos, o inverso daquilo que os alemães fizerem quando saíram derrotados na segunda guerra mundial e na mais completa miséria.

Mais uma vez digo que nada tenho contra a visita do "PAPA", só não compreendo que quem passa a vida a pedir sacrifícios aos portugueses, se esqueça que não vivemos em tempos de esbanjar para mais tarde termos de pagar com "língua de palmo".

quinta-feira, 6 de maio de 2010

TAXISTAS DE LUANDA AVESSOS AO LICENCIAMENTO

TPA
Taxistas continuam alheios ao processo de licenciamento de viaturas

Apesar do processo de licenciamento de viaturas para o serviço de táxi, referente ao ano 2010 ter iniciado em 14 de Abril, nesta altura a aderência dos automobilistas ainda é pouca.

Nos postos de emissão, é visível a fraca presença de automobilistas.

De acordo com dados da Associação dos Taxistas de Luanda, apenas 100 filiados estão licenciados.

Para o pagamento, os preços variam de acordo com a capacidade de cada viatura. As de 9 lugares pagam um valor de 120 mil kwanzas, as de 12, 124 mil e 380, ao passo que as 15 têm de pagar pela licença, 128 mil e 660 Kwanzas.

Para o efeito, os automobilistas terão de fazer-se acompanhar do copia do BI, Carta de Condução, Livrete e Titulo de Propriedade.

TAXIS EM LUANDA POUCO FISCALIZADOS

TPA
Táxi sobe em Luanda

Está cada vez mais caro andar de táxi na capital angolana, dizem alguns passageiros que apelam maior fiscalização das autoridades competentes.

A situação agrava-se nas horas de ponta, tudo porque os taxistas encurtam as rotas, cobrando preços isorbitantes.

Na rotunda do Zamba 2, as corridas têm como destino o mercado dos Congoleses, Rocha Pinto, Mutamba, São Paulo e Maianga. Ali, cada automobilista define a sua rota. “Contando com o engarrafamento, tempo perdido, 100 kwanzas a passagem”, disse um dos automobilistas.

Segundo alguns passageiros, ao cair da noite, o preço sobe para 150 à 200 kwanzas. “Acho que tem que ter uma boa fiscalização, porque assim não dá”, lamentou um dos passageiros.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

LOTES DE PARACETAMOL RETIRADOS DO MERCADO ANGOLANO

TPA
Lotes de Paracetamol, e outros medicamentos, proibidos e retirados do mercado

Alguns lotes de Paracetamol, e outros medicamentos, foram proibidos e retirados do mercado angolano, na Terça – feira, 04/05, em Luanda, pelo Departamento de Fármaco – Vigilância e Remédios tradicionais da Direcção Nacional de Medicamentos e Equipamentos, INFARMED, por apresentarem substâncias que perigam a vida.

De acordo com o Departamento, os medicamentos proibidos foram analisados pela Agência Europeia dos Medicamentos, com base em estudos pós – comercialização, que detectou alguma alteração na tonalidade da cor, e substancias que podem contribuir para acidentes cardiovasculares.

De acordo com a Chefe Interina do Departamento de Fármaco – Vigilância Isabel Malungue, a Reportagem da TPA, nem todos os lotes de Parecetamol, foram retirados do mercado, apenas os indicados pelo Estudo.

Portanto, entre eles estão alguns lotes de Paracetamol, Subetramina, Feniopopangolamina (Componentes de algumas gotas nasais), e o Silomat.

“O medicamento para o tratamento da Gripe, que foi proibido, já havia sido retirado há muito tempo porque causa hemorragias terríveis, mas sabemos que há empresas que continuam a importar, por isso vai aqui o alerta, para pararem de faze-lo, a fim de se evitar riscos”, disse José Nzinga, do referido Departamento.

AEROPORTOS FECHADOS DEVIDO A NUVEM VULCÂNICA


Vários aeroportos do Reino Unido e Irlanda foram esta quarta-feira encerrados devido a uma nova nuvem de cinzas expelida pelo vulcão islandês.

Os dois aeroportos que servem a capital escocesa, Glasgow, foram encerrados até às 19h00 (hora de Lisboa), enquanto na República da Irlanda o espaço aéreo estará encerrado até pelos menos às 24h00. O espaço aéreo do noroeste de Inglaterra estava igualmente condicionado.

Segundo o Eurocontrol, cerca de 300 dos 29 mil voos previstos para esta quarta-feira no espaço aéreo europeu deverão ser cancelados devido a esta nova nuvem, afectando alguns milhares de passageiros.

terça-feira, 4 de maio de 2010

HUILA - OFICIAIS DAS FAA DETIDOS

TPA
Antigos oficiais da FAA detidos por burla e registo ilegal de ex-militares

A polícia Nacional apresentou Segunda-feira, 3/5, na província da Huíla dois supostos oficiais das Forças Armadas Angolanas (FAA), acusados de burla e registo ilegal de ex-militares com intenção de reentegra-los na corporação.

Para o efeito, os supostos oficiais cobravam aos interessados cabeças de gado.

Os mesmos, são ainda acusados de tentarem corromper o comandante da Umpata com mil USD e 50 mil kwanzas.

segunda-feira, 3 de maio de 2010

GOVERNO PROPOE 5,4% de AUMENTO NA FUNÇÃO PUBLICA

TPA
Centrais sindicais insatisfeitas com o valor anunciado para reajuste salarial

O reajuste salarial na ordem dos 5,4 por cento para os trabalhadores da Função publica, neste ano 2010, de acordo com uma medida aprovada pelo Conselho de Ministros, não satisfez as centrais sindicais.

Qualquer incremento que seja feito aos salários da Função Publica, deve atender ao nível ou custo de vida em vigor no pais, defendeu o Presidente da Força sindical Boa Pedro, em entrevista a Reportagem da TPA.

“Existem trabalhadores que cumprem ate 48 Horas, muitas das vezes não remuneradas e não são extraordinárias”, disse o responsável do Sindicato dos Trabalhadores de Segurança e Auto – Protecção, Castro de Oliveira.

CG-SILA - DEFENDE USD 5OO COMO SALÁRIO MINIMO

TPA
CG-SILA, defende USD 500, como salário mínimo da função publica

A Central Sindical CG-SILA, defende que o salário mínimo dos trabalhadores da Funcao Publica, deve ser equivalente a 500 dólares norte americanos, a julgar pelo custo de vida actual.

Segundo o Secretario – executivo da Central Sindical CG-SILA, Francisco Jacinto, o Estado angolano, tem capacidade para pagar este valor aos trabalhadores da Funcao Publica, ao passo que para os funcionários do sector empresarial, defende-se igualmente o pagamento de outro salário mínimo.

“A CG – SILA, há muito que tem debatido por uma estimativa de salário equivalente a 500 e tal dólares, e pensamos que o Estado, tem capacidade para pagar isto aos funcionários dos seus agentes”, disse Francisco Jacinto, a Reportagem da TPA.

sábado, 1 de maio de 2010

DIVIDA DO ESTADO ANGOLANO ATINGE 2 MIL MILHÕES DE DÓLARES



A dívida do Estado angolano para com os seus principais credores nacionais e estrangeiros atingiu a cifra de dois biliões de dólares, o mesmo valor de um dos vários empréstimos solicitados à China nos últimos anos.

A revelação foi feita a O PAÍS pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, Carlos Feijó, à margem da conferência de imprensa do Executivo, na última quarta-feira, 28.

O valor da dívida, adiantado pelo ministro de Estado e chefe da Casa Civil do Presidente da República, inclui também os juros reclamados pelas entidades credoras, o que elevou o rácio para os patamares acima referenciados.

Apesar da alta do valor, o Executivo garante a sua liquidação entre os meses de Maio e Junho do corrente ano, estando o processo de pagamento já em curso, por intermédio do Ministério das Finanças.

“O pagamento na totalidade não diria, porque há aqueles valores grandes que vão ser resolvidos em 30% e depois o reescalonamento”.

De acordo com Carlos Feijó, tudo o que está a ser reclamado no âmbito da dívida pública será pago, na medida em que “as disponibilidades financeiras existem”.

No entanto, o interlocutor de O PAÍS não revelou os reais motivos da acumulação da dívida, bem como o tempo em que ela se arrasta, mas tranquilizou as instituições visadas dizendo haver disponibilidade financeira para o efeito.

O PAÍS apurou que parte significativa da dívida foi contraída junto de empresas construtoras nacionais e estrangeiras que executam obras do Programa de Reconstrução Nacional, um pouco por todo o país.

Uma das causas da paralisação de algumas obras, principalmente em Luanda, tem a ver com a dívida contraída pelo Governo, que desde há uns meses a esta parte não honrava os compromissos financeiros com as empreiteiras, e estas por arrasto afectaram os trabalhadores, levando muitas delas a despedir parte da sua força laboral.