quarta-feira, 20 de abril de 2011

OPEP - PREOCUPADA COM PREÇOS ALTOS

O secretário-geral da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP), Abdullah El Badri, disse, ontem, que os países produtores estão preocupados com o preço alto do crude e que os mercados foram abastecidos suficientemente. 
“O alto preço do petróleo é preocupante”, disse Abdullah El Badri aos jornalistas, a propósito da escalada dos preços. 
O mesmo responsável falava à margem de uma mesa-redonda entre os ministros asiáticos da Energia que decorre no Koweit, durante a qual deve ser discutido o impacto dos preços do petróleo na economia. 
O crude leve contratado em Nova Iorque (Bolsa Nymex) valia 108,64 dólares por barril nas operações electrónicas, menos 0,94 por cento relativamente ao fecho de sexta-feira.
O petróleo caiu pela primeira vez em quatro dias, em Nova Iorque. A forte descida foi prescrita pela Arábia Saudita, maior exportador mundial.
A Arábia Saudita tinha alertado que o mercado global dispunha de bastante petróleo para satisfazer a procura, de acordo com a agência noticiosa financeira Bloomberg.
O Brent do Mar do Norte, negociado em Londres, estva, ontem, a cair 1,58 por cento para 121,5 dólares por barril. 
Também o barril de crude WTI, negociado na Nymex, estava em queda acentuada de 2,43 por cento para 106,99 dólares por barril.
Os futuros deslizaram até 1,9 por cento depois do ministro do Petróleo da Arábia Saudita, Ali al-Naimi, ter anunciado que o mercado estava com “excesso de oferta”. 
A China, o maior consumidor mundial de petróleo, cortou os requisitos de reserva dos bancos para impedir o aumento da inflação.
“Os sauditas anunciaram que os mercados estão bem abastecidos, se não mesmo sobrelotados”, disse Gene McGillian, analista e corretor do Tradition Energy em Connecticut, nos Estados Unidos. 
A Arábia Saudita afirmou que vai repor qualquer falha na produção, como resultado dos conflitos e da instabilidade política na Líbia. 
Esse país africano e árabe reduziu no mês passado a produção de petróleo para 8,3 milhões de barris por dia após ter produzido 9,02 milhões de barris em Fevereiro, referem dados oficiais divulgados, ontem, no site Joint Organization Data Initiative.

Sem comentários: