quarta-feira, 20 de abril de 2011

A PONTE SOBRE O RIO KWANZA POSSIBILITA DESENVOLVIMENTO DE TODO O SUL DE ANGOLA

A ponte do Rio Kwanza, reinaugurada no ano passado, é hoje uma das principais coqueluches de um dos municípios mais famosos de Angola, Cangandala. Inactiva por mais de 15 anos, a ponte vai levar até à província de Malange, em particular àquele município, muitos turistas interessados em conhecer, no seu habitat, a Palanca Negra Gigante, símbolo de Angola.
Com 310 metros de comprimento e 7,5 de largura, 35 para cada faixa de rodagem, a ponte do Rio Kwanza vai permitir a ligação da cidade de Malange a todas as províncias do Centro e Sul de Angola.
As obras iniciaram-se em Julho de 2008 e a ponte foi reinaugurada a 10 de Novembro último pelo ministro da Administração do Território, Bornito de Sousa, no quadro das festividades da Independência Nacional.
A reabilitação da ponte, destruída durante o conflito armado, possibilita a circulação entre as províncias de Malange, Kwanza-Sul, Bié, Huambo, Lundas Norte e Sul.
Os trabalhos de recuperação da estratégica infra-estrutura incluíram o reforço de sapatas e pilares antigos, a reposição dos pilares e arcos destruídos, execução do alargamento de todo o tabuleiro, pintura, pavimentação, sinalização e drenagens.
Outras obras A cidade de Malange vai beneficiar de outras obras, segundo dados do Ministério das Obras Públicas. Em curso estão mais de 900 mil metros de estradas, sendo a mais extensa a que liga Calandula-Cuale-Massango, numa extensão de 148 quilómetros, depois Malange-CulamagiaMussolo.
Em perspectivas de reabilitação e/ou construção estão também as estradas que ligam MangandoQuihuhu-Sanza Pombo, numa distância de 221 quilómetros, Marimba Quizela-Cuale (140 km) e Cambundi Catembo-Xassengue (90 km).
Malange conta nesta altura com uma rede viária de mil e 902, 5 quilómetros. O investimento do Estado nas estradas nessa região vai rondar os 208 mil milhões de kwanzas, segundo dados do

2 comentários:

Anónimo disse...

Bom dia amigo António.

Agora já sei quem é, obrigada pelo seu empenho em revelar-se.
Guardei o endereço no meu Blog e não só. Agora sei que caminho percorrer até si e voltarei para ler sobre Angola.
Tenho lá uma sobrinha a trabalhar, mas não será por isso que cá virei.

Feliz Páscoa e até breve.

Beijinho

Fernanda Ferreira - Ná disse...

Olá António!
Estou de volta, como prometido e pelo que li há projectos gigantescos para Angola.
Só espero que para os concretizarem não estejam a contar com a ajuda do nosso falido Portugal:(

Aqui não há dinheiro para nada, excepto para o que não faz falta.
TGV etc...

Beijinho amigo,