terça-feira, 2 de março de 2010

PARQUE NACIONAL DO YONA

tpa
Governo garante melhoria na fiscalização do Parque do Yona

A governadora do Namibe, Cândida Celeste, garantiu, hoje, terça-feira, na comuna do Yona, 320 quilómetros a norte da capital provincial, o melhoramento de fiscalização nos três portões de entrada ao Parque Nacional do Yona, diminuindo assim a caça furtiva de vários animais como elefantes, zebras, gazelas, rinoceronte pretos e brancos, entre outras espécies.

Para tal, a governante reuniu-se, nesta localidade, com as autoridades tradicionais, tendo orientado a mobilização de jovens para trabalho de fiscalização do referido parque, aplicação de multas com valores elevados, o que vai de certo modo diminuir a prática de caça furtiva neste parque nacional.

"As autoridades tradicionais devem mobilizar jovens no sentido de serem fiscais e junto com a Polícia Nacional traçar um plano cerrado para o combate mais eficaz contra os caçadores furtivos no nosso parque, pois ele é um grande potencial económico, cultural, científico", disse a governadora Cândida Celeste.

Acrescentou que sendo este um elemento fundamental nacional e internacionalmente, o importante é melhorar o quadro, formando fiscais exemplares que possam actuar contra todos os infractores que prejudicam a fauna, concretamente os animais.

Questões relacionadas com o ensino, saúde e a pastorícia, abastecimento de água potável e de energia eléctrica foram abordados no encontro entre a governadora provincial e as autoridades tradicionais.

Sem comentários: