domingo, 7 de março de 2010

CUNENE - CHUVADAS IMPEDEM CIRCULAÇÃO DE PESSOAS E BENS

tpa
Cheias comprometem ano lectivo na comuna do Mupa

Pelo menos dois mil alunos do ensino primário na comuna da Mupa, município de Cuvelai, província do Cunene, estão sem estudar devido às fortes chuvas e cheias que se registam na circunscrição.
O facto foi revelado quarta-feira pelo vice- ministro do Interior para Protecção Civil e Bombeiros, Eugénio Laborinho, tendo afirmado que este fenómeno natural está a impossibilitar a livre circulação de pessoas e bens devido as inundações nas vias de acesso para escolas.

“As aulas estão paralisadas quer na sede da comuna como nas povoações, sendo que as instituições escolares, muitas delas construídas de material precário, foram destruídas pelas inundações”, adiantou o responsável.

Informou que, para além das escolas estarem sitiadas, está também interrompida a ligação rodoviária Mupa/Evale e Ondjiva, capital do Cunene.Eugénio Laborinho considerou a situação “preocupante”, avançando esperar ainda grandes quedas pluviométricas, tendo em conta que o mês de Março está apenas no princípio.

“Situação idêntica pode acontecer na comuna de Evale, localizada no mesmo corredor rodoviário com a Mupa”, realçou.

Nesta altura, as autoridades têm contabilizados, na comuna da Mupa, mil e 23 cidadãos desabrigados, 180 campos agrícolas destruídos e diversas casas destruídas.

Sem comentários: