quinta-feira, 17 de julho de 2008

OS RETORNADOS

Mais um dos muitos homens de coragem que apenas com vinte e quatro anos deixou a vida de miséria na sua pequena aldeia e, juntamente com a sua mulher rumou ao desconhecido, atravessando o Atlântico numa longa viagem de quase vinte dias. Quedou-se por fim no aldeamento dez, conhecido como Vila Viçosa. Como os outros, também ele soube o que era derramar literalmente o suor naquela terra que embora rica, teimava em não se dobrar aos esforços para o cultivo. Habituados às dificuldades, pouco estranharam em continuar a viver somente daquilo que a terra dava, muitas vezes valendo-se dos vizinhos para assim suprir as necessidades do dia a dia. Foi nestas circunstancias que lhes nasceram tres filhos, filhos de Angola, a terra que também eles há muito tinham adoptado como sua.
Nem mesmo na altura da ameaça da guerra em 1961, ousaram sequer pensar em abandonar a sua casa, os seus bens, pois para todos os efeitos, esta era a sua terra e por ela estavam dispostos a lutar. Da miséria no início, foram aos poucos singrando e à custa de muito trabalho tinham agora uma vida sem sobressaltos, pois além das dezenas de gado bovino que pastavam nas suas terras, ele, homem conhecedor do ramo, dedicava-se agora à compra e venda de animais.
Foi nesta situação que o no de 1975 os apanhou. Agora, contrariamente aos anos de 61, sentiram-se completamente abandonados, completamente desprotegidos por um governo que de repente lhes mostrou por a forma como se comportou, que afinal aquela terra que sempre consideraram sua, afinal não o era e, sem saberem bem o que lhes estava a acontecer, viram-se metidos num avião e largados ao abandono no aeroporto da Portela.
Com milhares de contos no bolso até então dinheiro válido, apenas lhes permitiram cambiar uns trocados,para assim rumaram à sua terra natal, a mesma pequena aldeia donde tinham partido há quase trinta anos.
Voltou de novo a agarrar o cabo da enxada e foi com ela que continuou a suprir as necessidades básicas da família. Revoltado, mas não derrotado, mostrando assim como eram feitos os homens de têmpera de antigamente. Hoje, já com mais de oitenta anos, embora reformado, ainda continua agarrada à sua enxada semeando as suas batatas, recordando com extrema saudade as terras de além-mar que diz, jamais voltará a ver.

Sem comentários: