quarta-feira, 6 de outubro de 2010

GRUPO BANTU VOICES NO CINE NACIONAL EM LUANDA

O grupo Bantu Voices, formado por estudantes da Escola Nacional de Música, realiza hoje, às 21 horas, um espectáculo no Cine Nacional, em Luanda.
Os poemas de Agostinho Neto "Criar" e "Mistério" foram musicados pelo grupo e vão abrir o espectáculo, cuja entrada é livre.
O género afro lírico é a proposta estética eleita pelos músicos, que vão interpretar, também, "Filovangi Wapi Acordeão" de Franco e "Rosa Maria" de Urbano de Castro. Além de temas africanos, os Bantu Voices escolheram os clássicos estrangeiros "Santa Lucia" e "Osole mio" para enriquecer o reportório.
Formado por estudantes da Escola Nacional de Música, do Instituto de Formação Artística (INFA), o grupo é constituído por Guerra Matias (Barítono), Isaú Fortunato (voz), Paulo Vunge (voz) e Ralfe Rafael (voz), Ângelo Baltazar (Guitarra baixo e ritmo), Adriano Baltazar (guitarra ritmo e solo).
Inserido no programa da II Trienal de Luanda, o espectáculo conta ainda com a participação de jovens músicos à procura de afirmação no mercado. Por isso, o grupo vai ter em palco a colaboração dos instrumentistas Orlando Capata (piano), Jonh (teclado), Júnior (percussão) e Baltazar (bateria).
Em declarações, ontem, ao Jornal de Angola, Paulo Vunge referiu que ao participar na Trienal de Luanda o grupo enfrenta novas experiências das quais espera a adesão do público, "porque nós vamos continuar a participar".
O músico adiantou que o espectáculo faz parte dos festejos do grupo, que completou cinco anos de existência no dia 1 deste mês, embora nem todos os fundadores estejam presentes para festejar.
Ao longo dos cinco anos de existência, o grupo tem apresentado canções folclóricas e clássicos da música popular angolana. Segundo Paulo Vunge, é muito prestigiante manter o grupo no activo, uma vez que todos os seus elementos têm formação musical. O grupo tem sido convidado para tocar e cantar em galas, como a do Herói Nacional e a do Prémio Nacional de Cultura e Artes. Em Maio, o grupo realizou o II Concerto de Música Lírica, sob o tema "Côncavo e Convexo", que visa contribuir para o desenvolvimento da música em Angola e promover o resgate dos valores culturais e morais, através do recurso ao canto e à interpretação da música lírica.
A participação do Bantu Voice na II Trienal de Luanda confirma, deste modo, a participação activa dos estudantes do INFA, instituição que reúne as escolas de Artes Plásticas, Dança, Música e Teatro e cujos estudantes participaram na peça infantil "O Meio Ambiente", exibida nos dias 16 e 23 de Setembro.

Sem comentários: