terça-feira, 1 de novembro de 2011

ANTOLOGIA POETICA LANÇADA EM LUANDA

A antologia poética "Canto misterioso que me encena com os pés", de António Gonçalves, foi apresentada na sexta-feira, na sede da União dos Escritores Angolanos (UEA), em Luanda.
Numa sessão orientada pelo secretário-geral da UEA, Carmo Neto, o livro, composto de poemas e ensaios, foi apresentado pelo professor universitário António Quino, que realçou as qualidades do autor, centrando-se em citações do próprio livro. 
Na nota introdutória, o autor do livro refere que "a presente antologia pretende resolver algumas inquietações de ordem espiritual, sendo a primeira relacionada com uma homenagem a Ricardo Manuel, um poeta português que estendeu a mão a vários jovens angolanos, que viam na poesia a arte suprema da palavra e suporte espiritual de uma humanidade decadente".
O livro está dividido em três partes, incluindo nove textos de crítica literária. Editado pela UEA, a antologia tem prefácio da brasileira Carmen Lucia Tindó Secco, docente de literatura africana na Universidade Federal do Rio, (Brasil).
No prefácio, a investigadora brasileira considera a obra "algo que se institui como metapoesia, pois muitos são os poemas do livro em que o eu lírico se reflecte sobre o seu fazer literário e sobre os próprios caminhos poéticos trilhados pelo autor". 
Segundo Cármen Lúcia Tindó Secco, a significação metafórica dos pés é muito rica, abrindo-se a várias interpretações, pois “os pés marcam o início de uma viagem”. Victor Kajibanga, Norberto Costa, Manuel Garcia Verdecia, Luís Pavón Tamayo, Martha Cordiés Jackson Rogelio Martinez Fure, Xosé Lois Garcia e Tarcísio Evaristo são outros os autores dos textos críticos apresentados na referida antologia.
António Gonçalves nasceu a 10 de Agosto de 1960, em Luanda. Foi secretário-geral da UEA e recentemente desempenhou as funções de conselheiro cultural da embaixada de Angola em Cuba.

É autor de "Gemido de Pedra" (1994), “Verso Libertinos” (1995), “Adobe Vermelho” (1996), “África que observo com os dedos” (2002), “Cenas que o museke conheceu” (novela, 2003) e “A Quinta estação do tempo”, das quais algumas são bilingue (português e espanhol). O escritor tem participado em eventos internacionais de poesia, como no X Festival realizado recentemente na Costa Rica, e a sua obra integra várias antologias, como a Antologia da Poesia Universal Contemporânea (Poetas do Século XXI), edição de 2010. 
“Canto misterioso que me encena com os pés” tem 157 páginas e está à venda a 1.500 kwanzas.

Sem comentários: