Pelo menos 80 grandes produtores foram identificados na província da Huíla para participarem de um projecto que visa tornar a região, nos próximos quatro anos, no maior fornecedor de cereais do país.
Ao falar hoje à imprensa, na cidade do Lubango, a propósito deste projecto, o vice-presidente da Associação Industrial de Angola (AIA), Eliseu Gaspar, disse que foram identificados produtores no município de Caluquembe e nos próximos dias serão assinados os primeiros contratos para a produção de cereais em grande escala.
“Nós precisamos de transformar esta região da Huíla num potencial fornecedor de cereais do país, indo de encontro aos investimentos que o Executivo tem feito na construção de celeiros”, sustentou.
Eliseu Gaspar disse tratar-se de uma iniciativa que se enquadra no crédito agrícola e visa capitalizar os recursos que o Governo angolano disponibilizou para fortalecer à economia nacional, tornando proporcional o investimento público ao privado.
A província da Huíla produz anualmente mais de 500 mil toneladas de cerais, cujos principais produtores são os municípios de Caluquembe, Caconda, Chicomba, Matala e Chipindo.
O escoamento e comercialização da produção tem sido o principal problema, mas com a construção de silos nestes municípios (obras em curso) a sua conservação e distribuição será melhorada.
Sem comentários:
Enviar um comentário