sábado, 18 de setembro de 2010

COMUNA DA CHICALA DENUNCIA EXISTENCIA DE MINAS

Os habitantes da comuna da Chicala, no município do Cuito, informaram esta semana o administrador local sobre a existência de uma área minada nas bermas do rio Kuquema.
Segundo o administrador da comuna, Aleixo Labao, a denúncia dos cidadãos reside no facto destes terem detectado vestígios de minas e outros engenhos explosivos não detonados nas áreas de cultivo e nas margens do rio Kuquema, quando estavam a pescar.
Aleixo Labao disse que o caso já foi comunicado às estruturas de desminagem INAD, bem como à Helo Trust, de forma a ser apurado se esta é uma área na qual foi abandonado diverso material letal no período do confronto armado.
Enquanto não se apurar o caso, o administrador aconselha a população a não frequentar a área, de forma a serem evitadas mortes.
O governante agradeceu o gesto demonstrado pela população e considerou o acto como resultado da campanha de sensibilização sobre os perigos de minas, que as estruturas vocacionadas para a desminagem, agências das Nações Unidas e ONGs têm realizado junto das comunidades.


Sem comentários: